IGC

Colegiado e Secretaria dos Colegiados

Coordenação do Colegiado

Coordenadora: Profa. Daneielle Fernandes Costa Machado

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Tel.: (31) 3409-5437

Sub-Coordenador: Prof. Frederico Couto Marinho

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Tel.: (31) 3409-6237

O horário de atendimento da Coordenação do Curso é as sexta - feiras, de 13h00 as 16h00. 

Secretaria dos Colegiados de Graduação do Instituto de Geociências

Contato

Telefone: (31) 3409-5403 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O horário de atendimento da Secretaria dos Colegiados de Graduação é: de segunda a sexta de 07h as 12h e de 14h as 17h.

Formulários

Aproveitamento de Estudos

FORMULÁRIO PARA APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

A juízo do Colegiado de Curso, estudos cursados em outra instituição de ensino superior poderão gerar a dispensa de realização de atividade acadêmica constante dos currículos de graduação da UFMG, por meio do aproveitamento de estudos.

A concessão do aproveitamento de estudos realizados nos termos desta Resolução, dar-se á mediante o atendimento aos seguintes critérios :

I - haver equivalência entre a atividade cursada em outra instituição de ensino superior e a atividade acadêmica constante do percurso curricular a que se encontra vinculado(a) o(a) requerente;

II - ter sido a atividade cursada antes do ingresso do(a) requerente no curso de graduação da UFMG;

III - não ter sido o(a) requerente reprovado(a) na atividade acadêmica para a qual requer aproveitamento de estudos.

A dispensa de realização de atividades acadêmicas mediante aproveitamento de estudos não poderá ultrapassar 60% da carga horária total do percurso de vinculação do estudante à UFMG.

Documentos Necessários:

-Formulário para cada disciplina que se deseja dispensar

-Histórico original da Instituição de Ensino em que se cursou a disciplina

-Programa da disciplina carimbada pela Instituição de Ensino em que se cursou a disciplina

Comprovação de Conhecimento

FORMULÁRIO PARA COMPROVAÇÃO DE CONHECIMENTO

É facultado ao(à) estudante da UFMG abreviar a duração de seu curso, em razão de aprovação em exame específico aplicado para esse fim.   

O exame de comprovação de conhecimentos somente será aplicado em se tratando de atividades acadêmicas que atendam à integralização de carga horária no curso de graduação da UFMG ao qual se vincula o(a) estudante a ser avaliado(a).   

Não se aplicando às atividades acadêmicas enquadradas como Formação Livre, Atividades Complementares Geradoras de Crédito, Estágio Curricular, Trabalho de Conclusão de Curso ou equivalente e atividades acadêmicas de conteúdo variável.   

São requisitos para a realização de exame de comprovação de conhecimentos:   

I - obedecer ao prazo estabelecido para protocolizar o requerimento no Colegiado do Curso a que se vincula;    

II - não ter sido matriculado(a), em qualquer tempo, na disciplina objeto da comprovação de conhecimentos;   

III - não ter sido reprovado(a) em exame de comprovação de conhecimentos anteriormente aplicado, relacionado à atividade acadêmica em que requer a comprovação de conhecimentos;   

IV - não haver registro de trancamento total de matrícula no período letivo em que requer o exame de comprovação de conhecimentos.   

O exame de comprovação de conhecimentos será preparado e avaliado por comissão de, no mínimo, 03 (três) docentes indicados pelo(s) Departamento(s) ou estrutura equivalente responsável(eis) pela atividade acadêmica.   

§ 1o Os docentes indicados pelo(s) Departamento(s) ou estrutura equivalente serão designados por meio de Portaria da Coordenação do Colegiado.   

§ 2o O conteúdo a ser avaliado deverá necessariamente constar do programa vigente da disciplina.   

Concluída a realização de exame de comprovação de conhecimentos, serão adotados os seguintes procedimentos:   

I - Cada examinador atribuirá nota de 0 (zero) a l00 (cem) pontos.  

II - O resultado final será a média aritmética das notas obtidas.   

III - Será considerado(a) aprovado(a) o(a) estudante que obtiver o mínimo de 60 (sessenta) pontos.   

IV - O resultado do exame de comprovação de conhecimentos, qualquer que seja, constará do Histórico Escolar do(a) estudante e será computado no cálculo de Rendimento Semestral Global (RSG).  

Disciplina Isolada

FORMULÁRIO EM DISCIPLINA ISOLADA

Os Colegiados dos Cursos divulgarão, após a matrícula dos alunos dos cursos de graduação, o número de vagas disponíveis para matrícula em disciplinas isoladas. 

O requerimento de matrícula, instruído com "curriculum vitae" do candidato, será feito nos períodos previstos no calendário escolar.  

Os Departamentos, no exame dos requerimentos, considerarão a formação do requerente e os motivos que justificam seu pedido.  

É vedada ao aluno de curso de graduação da UFMG a matrícula em disciplina isolada

Documentos necessários:

-Formulário em Disciplina Isolada

-Carta de intenção

-Histório

-Cópia do R.G. e CPF

-Curriculum Vitae 

Mobilidade Estudantil ANDIFES

FORMULÁRIO PARA MOBILIDADE ESTUDANTIL ANDIFES

Aluno da UFMG

-Escolher a Instituição de Ensino Superior/IFES de destino entre as conveniadas.

-Verificar documentação exigida pela Instituição de Ensino Superior/IFES de destino.

-Verificar prazo de envio da documentação de pedido de mobilidade, estabelecido pela IFES de destino.

-Reunir a documentação exigida e entregar antes do prazo limite estabelecido pela Instituição de destino

O aluno poderá solicitar pedido de mobilidade para no máximo 2 (duas) IFES diferentes. Caso seja aceito nas duas, deverá escolher somente uma.

Caso o aluno se interesse em participar do processo seletivo para Bolsa de mobilidade - deve ficar atento à publicação do Edital de Bolsas na página eletrônica da PROGRAD. O aluno não pode esperar ser publicado este Edital para solicitar a mobilidade, porque neste caso perde o prazo da Instituição de destino para receber processo. Primeiro o aluno deve solicitar a participação no Programa de Mobilidade Acadêmica, e somente após a publicação do Edital de bolsas é que o estudante entrega e/ou envia o requerimento de participação no processo seletivo para o Setor de Estágios e Mobilidade Acadêmica.

Caso tenha sido aceito, observar as datas da Instituição de destino e os documentos necessários para efetivar sua matrícula.

Pegar as ementas assinadas e carimbadas, no momento em que estiver cursando as disciplinas na IFES onde estiver realizando a Mobilidade.

Maiores informação pelo link:

https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Estudante/Programa-de-Mobilidade-Academica/Programas-de-Mobilidade-Academica-ANDIFES 

Regime Especial

FORMULÁRIO DE REGIME ESPECIAL

Os alunos dos cursos de graduação, portadores de afecções congênitas, traumatismos ou outras condições incompatíveis com a frequência aos trabalhos escolares, mediante avaliação médica expedida pelo Serviço de Assistência Médica e Social da Universidade poderão pleitear regime especial.  

As alunas em estado de gravidez, a partir do oitavo mês de gestação e durante três meses, terão direito ao regime especial. 

O requerimento de avaliação médica, de única e total responsabilidade do interessado, constituirá condição primeira para o prosseguimento do processo de seu enquadramento ou não no regime especial. 

O laudo do Serviço de Assistência Médica e Social contendo o período de incapacidade e prazos de avaliação, se for o caso, será encaminhado ao Colegiado de Curso a que estiver vinculado o aluno.  

Será concedido ao aluno o trancamento de matrícula nas disciplinas em que o regime especial for negado, independentemente das restrições estabelecidas.  

Os professores das disciplinas nas quais foi concedido o regime especial serão responsáveis pelo contato com os alunos durante o período de vigência do regime.  

O aluno que se sentir em condições de retornar ao regime normal, antes de expirado o prazo estipulado no laudo médico, deverá procurar o Serviço de Assistência Médica e Social e requerer nova avaliação de suas condições de saúde.  

O aluno considerado apto para retornar ao regime normal deverá apresentar a nova avaliação, no prazo de 2 (dois) dias úteis, à Seção de Ensino de sua Unidade, que a encaminhará ao Colegiado de Curso.  

Tratamento Especial

FORMULÁRIO DE TRATAMENTO ESPECIAL

Oportunidade que o aluno tem de prestar, no semestre subsequente, os exames da disciplina em que obteve conceito E, sem precisar frequentar as aulas.

O aluno só poderá solicitar a aproveitamento de estudos se:

-Tiver obtido conceito E na disciplina

-Não tiver se submetido a Exame Especial

-Não tiver feito Tratamento Especial na mesma disciplina

-Apresentar a autorização do professor coordenador da disciplina

O tratamento especial deverá ser requerido antes da realização dos exames especiais e só poderá ser concedido uma única vez na mesma disciplina.

A carga horária da disciplina em tratamento especial deverá entrar no cômputo da carga horária mínima do período.

O resultado final relativo à disciplina em tratamento especial será incorporado ao cálculo do rendimento global do aluno no semestre em que se der por encerrado o processo de avaliação da referida disciplina.

A nota final do aluno submetido a tratamento especial será calculada pela seguinte fórmula:

NF = TPL + 2 TTE / 3

Onde:

NF = Nota final

TPL = Total de pontos obtidos ao final do período letivo

TTE = Total de pontos obtidos no tratamento especial

Trancamento Parcial

FORMULÁRIO DE TRANCAMENTO PARCIAL

O trancamento parcial de matrícula poderá ser concedido até duas vezes em cada disciplina, desde que seja respeitada a carga horária mínima por semestre do curso, nas seguintes situações : 

I - sem justificativa, mediante requerimento do aluno, uma única vez;  

II - com justificativa do aluno, mediante análise e autorização do Colegiado de Curso, uma única vez.

Trancamento Total

FORMULÁRIO DE TRANCAMENTO TOTAL

Esse trancamento de matrícula consiste na suspensão total, das atividades acadêmicas de um semestre letivo. Pode ser solicitado desde a efetivação da matrícula até o último dia letivo de cada semestre. No decorrer do curso, o aluno tem direito a apenas um trancamento total sem justificativa, cuja duração é de um semestre letivo. O trancamento total com justificativa pode ser concedido mais de uma vez e com duração determinada, a juízo do Colegiado de Curso.  

 

Corpo Docente

Allaoua Saadi

Situação funcional: Professor Titular
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (31) 3409-4449
Sala: 2025

Graduado em Géographie Physique - Université de Strasbourg (1976), mestre em Géographie Physique - Université de Strasbourg (1977) e doutor em Géographie Physique - Université de Strasbourg (1981). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Minas Gerais, turismo, desenvolvimento sustentável, neotectônica e morfoneotectonica.

Para acessar o Currículo Lattes , clique aqui.

Ana Paula Guimarães Santos

Situação funcional: Professora Assistente
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (31) 3409-6329
Sala: 328

Professora do Curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais, na área de gestão mercadológica do turismo. Mestre em Administração pela FEAD Minas (2004), especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo Unicentro Newton Paiva (2001), graduada em Turismo pelas - Faculdades Integradas Newton Paiva (1992). Coordenadora do CENEX/ UFMG (centro de extensão). Interesse em pesquisas e extensão sobre desenvolvimento regional do turismo, marketing turístico e produtos turísticos.

Para acessar o Curriculo Lattes, clique aqui.

Claúdia Lamounier Freitas

Situação funcional: Professor Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: 3409-6329
Sala: 328

Possui graduação em Administração Planejamento e Organização do Turismo pela Faculdade de Turismo de Belo Horizonte (1980), especialização em Educação Ambiental pela UNI-BH, mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando na área de Turismo, com ênfase em geografia, principalmente nos seguintes temas: turismo, teoria e técnica, geografia, regionalização, planejamento e politica.

Para acessar o Curricula Lattes, clique aqui.

Danielle Fernandes Costa Machado

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: 3409-5437
Sala: 323

Formação: Graduada em Turismo pela UFMG, especialista em Gestão Estratégica e Mercadológica e mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UFMG (FACE) e doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ÁREAS DE ATUAÇÃO: inovação em turismo, comunicação integrada de marketing, mídias sociais, marketing de destinos e metodologias de pesquisa.

PRINCIPAIS DISCIPLINAS QUE MINISTRA: Fundamentos mercadológicos do turismo, Inovação em Turismo, Métodos quantitativos de pesquisa aplicados ao turismo

Para acessar o Curricula Lattes, clique aqui.

Diego Rodrigues Macedo

FORMAÇÃO: Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2005), Especialista em Geoprocessamento (UFMG, 2006), Mestre em Geografia - Análise Ambiental (UFMG, 2009) e Doutor em Ecologia - Conservação e Manejo da Vida Silvestre (UFMG, 2013).

EMAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

TELEFONE: 3409-5493 Sala 329

ÁREAS DE ATUAÇÃO: Recursos Hídricos, Ecologia da Paisagem, Biomonitoramento de Qualidade d'Água, Sistemas Informativos Geográficos, Estatística Espacial

PRINCIPAIS DISCIPLINAS QUE MINISTRA: Análise espacial em Geoprocessamento, Métodos Quantitativos.

Currículo Lattes

Diomira Maria Cicci Pinto Faria

Diomira Maria
Situação funcional: Professor Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (31) 3409-5495
Sala: 3055B

Possui graduação em economia pela Universidade Católica de Minas Gerais (1982), especialização em planejamento pela Fundação João Pinheiro (1983) e estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Mestrado em turismo pela Universidad de Alicante, Espanha, e pela Universidade de Caxias do Sul. Doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, no doutorado de Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - Cedeplar, e pela Universidad de Alicante, Espanha, com defesa de tese realizada em janeiro de 2012. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia da UFMG, pesquisadora do CEDEPLAR/UFMG e colaboradora no grupo de pesquisa "Economia da Cultura" do CNPq. Atua nas seguintes áreas: economia do turismo e da cultura, economia regional e urbana, viabilidade econômica de projetos, economia do meio ambiente.

Para acessar o Curriculo Lattes, clique aqui.

Fabiana Andrade Bernardes Almeida

Situação funcional: Professor Assistente
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (31) 3409-6237
Sala: 2046

Graduação em Turismo (2001). Mestre em Geografia pelo programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Doutoranda em Geografia, com ênfase em Organização do Espaço, pelo IGC-UFMG. Professora do Curso de Turismo e do Departamento de Geografia da UFMG. Atua no ensino, pesquisa e extensão com temas relacionados às linhas: Epistemologia das Viagens; Turismo, Espaço e Cultura; Natureza, Território e Sociedade e Turismo Comunitário.

Para acessar o currículo Lattes, clique aqui.

Frederico Couto Marinho

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (31) 3409-6237
Sala: 2046

FORMAÇÃO: Doutor em Sociologia (UFMG /2012), Doutorado Sanduíche na Universidade de Lille 1 (França / 2010).

ÁREAS DE ATUAÇÃO: Sociologia do Turismo, Sociologia do Desvio / Violência, Sociologia Urbana.

PRINCIPAIS DISCIPLINAS QUE MINISTRA:  Sociologia do Turismo, Sociologia do Desvio e Turismo.

Para acessar o currículo Lattes, clique aqui.

Márcia Maria Lousada

Situação funcional: Professor Assistente
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (31) 3409-5409
Sala: 326

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Especialista em Planejamento do Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela UFMG (2003). Bacharel em Turismo pelo Unicentro Newton Paiva (2001). Atualmente é professora concursada (Assistente II) do Curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais e leciona as disciplinas: Planejamento Turístico, Gastronomia e Turismo, Turismo de Eventos e Turismo e Meios de Hospedagem. Atua junto as seguintes linhas de pesquisa e extensão: 1. Turismo e Inclusão, 2. Turismo e Desenvolvimento Territorial, 3. Turismo, Gastronomia e Culinária e 4. Turismo e Educação.

Para acessar o Currículo Lattes, clique aqui.

Mariana de Oliveira Lacerda

Mariana
Situação funcional: Professor Adjunto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (31) 3409-6237
Sala: 2046

Graduada em turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva (2001), especialista em turismo e desenvolvimento sustentável (2002), mestre em geografia (2005) e doutora em geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia / Curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de turismo atuando principalmente nos seguintes temas: turismo e planejamento territorial; paisagem, natureza e cultura com ênfase no contexto geográfico e histórico da terra dos diamantes, no planalto de Diamantina, MG. Desde junho de 2014 passou a atuar como diretora do Instituto Casa da Glória, órgão complementar vinculado ao Instituto de Geociências da UFMG, em Diamantina.

Para acessar o Currículo Lattes, clique aqui.














Apresentação

Quando bem planejado, o turismo se torna um espaço de atividade econômica dotado de razoável contribuição à sustentabilidade do desenvolvimento, uma vez que, além de movimentar mais de 54 setores econômicos, participando da efetivação do binômio "geração de emprego e renda", ele inclui, em seus princípios básicos, o respeito ao meio ambiente, a preservação do patrimônio natural e cultural e a promoção das comunidades locais e minorias etnosociais. Neste sentido, este curso convida o estudante a navegar em uma abordagem territorial do Turismo que, ao ser alicerçada nas relações Espaço-Tempo-Sociedade, considera a diversidade de interesses e atores sociais, bem como os conflitos e/ou solidariedades que moldam os territórios, no processo de construção de metodologias de planejamento e gestão do turismo enquanto possíveis vetores de desenvolvimento para os municípios e regiões. Deste modo, também, as potencialidades turísticas, emolduradas pelos valores naturais e culturais dos territórios, se revelam em todas as escalas e as oportunidades de inserção profissional no setor ficam mais evidentes para todos.

Informações Gerais

O curso

Quando bem planejado, o turismo se torna um espaço de atividade econômica dotado de razoável contribuição à sustentabilidade do desenvolvimento, uma vez que, além de movimentar mais de 54 setores econômicos, participando da efetivação do binômio "geração de emprego e renda", ele inclui, em seus princípios básicos, o respeito ao meio ambiente, a preservação do patrimônio natural e cultural e a promoção das comunidades locais e minorias etnosociais. Neste sentido, este curso convida o estudante a navegar em uma abordagem territorial do Turismo que, ao ser alicerçada nas relações Espaço-Tempo-Sociedade, considera a diversidade de interesses e atores sociais, bem como os conflitos e/ou solidariedades que moldam os territórios, no processo de construção de metodologias de planejamento e gestão do turismo enquanto possíveis vetores de desenvolvimento para os municípios e regiões. Deste modo, também, as potencialidades turísticas, emolduradas pelos valores naturais e culturais dos territórios, se revelam em todas as escalas e as oportunidades de inserção profissional no setor ficam mais evidentes para todos.

Curiosidade em conhecer novos lugares, culturas e costumes diferentes. Essas são características fundamentais para quem deseja fazer Turismo. Mas para seguir a carreira de turismólogo é necessário também ter espírito empreendedor e disposição para criação de alternativas de desenvolvimento inovadoras. Isso porque o profissional dessa área pode até trabalhar na organização de viagens, mas atua, principalmente, no planejamento e gestão de empresas e desenvolvimento de comunidades, a partir de conhecimentos e atividades relacionadas ao turismo.

Na UFMG, o curso de Turismo funciona no Instituto de Geociências, tem duração de 4 anos e ofertou sua primeira turma em 2002. Por ano, ingressam 60 estudantes, 30 por semestre. As aulas acontecem no período diurno. Logo no início do curso os alunos têm contato com a área, além de disciplinas introdutórias como sociologia, política, economia e administração. Depois, eles podem seguir por dois caminhos, um focado em planejamento turístico e outro voltado para gestão, com atuação em hotelarias, transporte e empresas.

O turismólogo pode atuar tanto no setor privado, na área empresarial, como no setor público. Quem faz a primeira opção pode trabalhar com consultoria ou também na concepção, administração e gestão de empresas do ramo. No setor público, esse profissional pode fazer a elaboração de planos de desenvolvimento turístico em escala municipal estadual e nacional.

Campo de Atuação

O campo de atuação do bacharel em turismo é vasto e em franca expansão, sobretudo num país dotado de oferta ampla e diversificada de recursos turísticos, como é o Brasil. Apesar de não serem regulamentadas por lei (atualmente, o processo de Regulamentação da Profissão de Turismólogo encontra-se em discussão na Câmara dos Deputados), as competências deste profissional permitem a atuação em setores empresariais e públicos dos mais diversificados: entidades e organismos de turismo de âmbito municipal, estadual e federal; instituições e centros de ensino, empresas de consultoria, meios de hospedagem; agências e operadoras de viagens; eventos; espaços culturais; entre outros.

Neles pode elaborar e desenvolver inventários de potencialidades turísticas, planos de desenvolvimento turístico, estudos de viabilidade de empreendimentos e projetos; avaliar seus impactos; estabelecer normas e critérios de categorização; planejar e ministrar cursos e programas de treinamento; contribuir à formatação de produtos e campanhas de marketing; interpretar globalmente informações interdisciplinares relativas ao potencial turístico e desenvolver estudos e pesquisas básicas e aplicadas.

Modalidade e Número de Vagas

Modalidade: Bacharelado

Turno: Diurno (Manhã e Tarde)

Vagas: 60 (30 por semestre)

Duração Mínima: 4 anos

Unidade: Instituto de Geociências - Campus Pampulha

 

Como ingressar

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

Transferência e Obtenção de Novo Título

Disciplinas

Programas das Disciplinas do Curso de Turismo - Grade Curriucular Versão D-20131

Economia: conceitos básicos. Caracterização do problema econômico. Ciências econômicas em relação às demais ciências sociais. Linhas de formação da economia capitalista. Noções de contabilidade nacional e balanço de pagamentos. Teoria keynesiana. Noções sobre economia brasileira.

  • GEO026 Introdução ao Fenômeno Turístico

Origens e evolução histórica do turismo contemporâneo. Conceituação e tipologia do turismo. O turismo como atividade de recreação e como atividade econômica. Os principais campos de estudo e de desenvolvimento do turismo. A indústria da hospitalidade: modalidades de viagens e hotelaria.

Formas e movimentos da Terra e seus desdobramentos na configuração do espaço sócio-cultural. Elementos e técnicas de representação da superfície terrestre. Estudo geográfico comparativo dos grandes domínios físicos. Os grandes conjuntos humano-econômicos. Circulação: fluxos contemporâneos de população, capital e mercadoria.

  • HIS229 História econômica geral e do Brasil

Processo civilizatório brasileiro da sua pré-história à época contemporânea: noções.

Desenvolvimento de estratégias gerais de leitura com a finalidade de aquisição da habilidade de compreensão de textos relativos à área de turismo.

  • CAD034 Introdução à Administração

Princípios de administração. Funções administrativas e Análise organizacional.

Posição geográfica e características físicas (domínios morfoclimáticos). Um espaço multiplamente construído: formação do território e ocupação econômica. Relação entre os diversos grupos de população, quadro físico e atividades desenvolvidas.

  • GEO028 Teoria geral do Turismo

O tempo disponível. O tripé fundamental "homem-espaço-tempo". O deslocamento e suas motivações. Conceitos de demanda, oferta e fluxos turísticos. A nova valorização dos lazeres na reengenharia do tempo e a previsão de novos comportamentos. Tempos sociais e ritmos turísticos. Turismo de massa e turismo social.

Processo civilizatório brasileiro da sua pré-história à sua contemporaneidade: manifestações.

Aquisição de estruturas lingüísticas básicas e de vocabulário específico do Turismo, através de leitura e compreensão de textos diversos, levando-se em conta os aspectos culturais de maneira geral.

  •  CAD035 Administração e Instrumentos Gerenciais

A administração e suas áreas operacionais: marketing, finanças, recursos humanos e operações. 

  • COM605 Comunicação e Cultura

Comunicação e identidades culturais. Contatos interculturais. Dinâmica cultural da sociedade: produção e consumo de mensagens. Comunicação, tecnologias da informação e mundialização da cultura.

  • CRT007 Elementos de Cartografia

Cartografia: definições e Histórico. Escalas, Projeções e Coordenadas. Noções de Cartometria. Leitura de Mapas. Generalização Cartográfica. Simbolização. Compilação. Cartografia Temática: qualitativa e quantitativa. Cartografia e Gestão do Território.

  • GEO029 Planejamento da Indústria do Turismo

Processo de planejamento turístico. Escolha, delimitação e descrição física da área. inventário da oferta de recursos turísticos, diferenciais, serviços e equipamentos receptivos. Caracterização e quantificação da demanda. Sistema Nacional do Turismo: estrutura oficial pública e privada. Formulação de políticas. Associações e entidades representativas. Organizações internacionais de turismo. Potencialidades e tendências da indústria turística brasileira.

  • COM094 Planejamento em Comunicação

Planejamento estratégico e operacional de processos comunicacionais. Aplicação de técnicas publicitárias, de relações públicas e de comunicação dirigida.

Conceitos e significados de recreação, lazer e ludicidade em nossa sociedade. Relações históricas e sociais estabelecidas entre lazer, trabalho, cultura e educação. Analise e construção de vivências lúdicas para a área do turismo.

  • GEO030 Fundanentos Mercadológicos do Turismo

Conceito e evolução histórica do mercado turístico.  Processos de segmentação de mercado: internacional e nacional.  Características e peço da oferta de produtos turísticos.  Flutuações da demanda turística.  Equilíbrio de mercado.

  • LER027 Espanhol para Turismo

Estratégias de compreensão e produção oral e escrita em Língua Espanhola aplicados a temas relacionados com o Turismo.

  • GEO031 Estágio Curricular de Pesquisa 

Desenvolvimento de trabalho de pesquisa e, eventualmente, extensão sobre tema ligado ao planejamento ou/e gerenciamento da indústria do turismo, sob orientação de grupo de professores do curso.

  • GEO032 GEO032 Estágio Supervisionado

Realização de estágio profissional em órgão ou empresa, preferencialmente no âmbito de convênio junto ao Colegiado do Curso, sob supervisão de profissionais do órgão ou empresa, com acompanhamento do Colegiado do Curso.

  • GEO033 Monografia

 

  • CAD036Planejamento Estratégico do Turismo

Etapas do processo de planejamento turístico. Formação de equipes, utilização de fontes de pesquisa, avaliação e hierarquização de atrativos. Tendências do planejamento turístico. Plano de desenvolvimento turístico. Análise de cenários e modelos de gestão.

  • CRT008 Cartografia Multimídia

A referida disciplina objetiva mostrar as potencialidades das técnicas de cartografia assistida por computador para a representação e comunicação de informações geográficas. A ênfase é dada às técnicas de visualização cartográfica, exemplificando a utilização de modernos recursos de cartografia multimídia para fins de comunicação de fatos relacionados à Terra.

  • DCP022 Introdução ao Pensamento Clássico

 

  • EFI038 Conteúdos Culturais do Lazer

O papel do lazer na sociedade atual: importância, valores e conteúdos. Abordagem multidisciplinar do lazer, por meio da analise e realização de vivências lúdicas, considerando os diferentes campos de interesse: "físico-esportivos", "intelectuais", "manuais", "artísticos", "sociais" e "turísticos".

  • GEO037 Interpretação Geo-ambiental

Procura dar subsídios para a análise das relações existentes no meio ambiente, por meio de linguagem simples, usando recursos diversos apoiados por atividades de campo em locais onde se propõe desenvolver o processo interpretativo.

  • EFI039 Formação/Atuação Profissional no Lazer

Formação e intervenção profissional na área do lazer: concepções, características e abrangência de ação. O planejamento, a execução e a avaliação de programas de lazer para diferentes faixas etárias e grupos sociais.

  • GEL044 Geologia e Mineração no Potencial Turístico de Minas Gerais 

O mapa geológico de Minas Gerais: suas principais unidades e suas paisagens; os recursos minerais e a mineração: o berço das Minas Gerais (esmeraldas, ouro e diamante); material geológico na expressão arquitetônica e artística em Minas; gemas de Minas Gerais: ocorrências, beneficiamento e comércio; principais províncias espeleológicas de Minas.

  • GEL045 Geologia como Atrativo Turístico

Serão enfatizados conceitos básicos da geologia, o enquadramento do Globo terrestre dentro do Universo, a formação e constituição da Terra no tempo e no espaço para visualizar a geologia como criadora da paisagem e de ecossistemas bem como sustentáculo da vida. Fenômenos e produtos geológicos de interesse turístico serão focalizados com especial ênfase (serras, cavernas e seu conteúdo fóssil, cachoeiras, águas termais e medicinais, gemas etc.)

  • GEO034 Desenvolvimento Regional e Atividade Turística

Análise da produção do espaço regional, nas dimensões econômica, política e cultural. Planejamento e produção do espaço regional. Possíveis conflitos entre desenvolvimento econômico e atividades turísticas. O potencial do turismo para o desenvolvimento regional.

  • GEO035 Geografia de Minas Gerais

Produção do espaço mineiro – o espaço histórico-cultural. A diversidade das paisagens. Preservação das paisagens e turismo.

Abordagens geográficas e turismo. Análise da produção e apropriação do espaço. Políticas públicas e turismo. A atividade turística nos espaços públicos e privados.

  • GEO037 Interpretação Geo-Ambiental

Procura dar subsídios para a análise das relações existentes no meio ambiente, por meio de linguagem simples, usando recursos diversos apoiados por atividades de campo em locais onde se propõe desenvolver o processo interpretativo.

  • GEO038 Administração de Agências e Operadoras de Viagem

Gerência de Serviços: reservas, bilhetagem, câmbio e operações, roteiros e tours programados. Técnicas de condução de grupo: atuação do Guia de Turismo. Gerência de Pessoal. Gerência Administrativa e Financeira. Gerência de Planejamento e Marketing. Instrumentos operacionais: guias, bancos de informações, manuais técnicos. Relações públicas e ética de conduta. Atuação das agências e operadoras de viagem no Brasil. Tendências e perspectivas do setor.

  • GEO039 Administração de Serviços de Hotelaria

Gerência de Serviços: recepção, governança, alimentação e bebidas, eventos. Gerência de Pessoal. Gerência administrativa e financeira. Gerência do patrimônio. Gerência de Planejamento e Marketing. Relacionamento com o público: cliente, comunidade hospedeira, ética de conduta.

  • GEO040: Culinária e Turismo

Gerência de Serviços: recepção, governança, alimentação e bebidas, eventos. Gerência de Pessoal. Gerência administrativa e financeira.  Gerência do patrimônio.  Gerência de Planejamento e Marketing. Relacionamento com o público: cliente, comunidade hospedeira, ética de conduta.

Ecoturismo, turismo ecológico e turismo ambiental. Contemplação, aventura, ciência e educação ambiental. Elementos físico-geográficos para definição das potencialidades ecoturísticas. Preservação e conservação. Papel das comunidades locais, órgãos públicos e entidades privadas. Biomas e Ecossistemas brasileiros. Unidades de conservação no Brasil.

  • GEO042 Produtos Turísticos: Concepção e Formatação

Composição de custos. Formas de condução de grupos, comunicação direta com núcleos receptivos e com clientes. Estratégia de marketing diferenciado. Segmentação do mercado e roteiros nacionais e internacionais. tipos e formas de atendimento- clientelas especiais. Modalidades de transporte utilizados em viagens e roteiros turísticos. lntegração entre diferentes meios de transporte nas viagens turísticas.

  • GEO043 Serviços de Restaurante I

Conceitos, princípios e procedimentos utilizados na avaliação e no desenvolvimento dos serviços de alimentação e bebidas. Princípios da degustação de vinhos. Produção comercial, nutrição, seleção e técnicas de supervisão na preparação de alimentos. planejamento, programação e modelos.

  • GEO044Tendências do Turismo Contemporâneo

Cidades históricas, cidades termais, sítios arqueológicos estações de veraneio, estações de inverno, parques e sítios rurais. Hotéis e resorts, parques temáticos, spas, cruzeiros, hotéis-fazenda, pousadas, albergues e alojamentos, restaurantes e comércio locais, equipamentos e serviços de entretenimento. Problemas e tendências do desenvolvimento do setor.

  • GEO045 Tópicos em Gerenciamento Turístico I

 

  • GEO046 Tópicos em Gerenciamento Turístico II

 

  • GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I

Conteúdo variável: Adminsitração de Agências e Operadoras de Viagem , Administração de Serviços de HotelariaEmpreendedorismo, Viabilidade Econômica e Financeira de Projetos, Economia do Turismo e Turismo, Cultura e Relações Internacionais.

  • GEO048: Tópicos em Planejamento do Turismo II

Conteúdo variável: Agenciamento de Operação Turística e Transportes Turísticos

Conceituação dos bens culturais. Paisagens culturais. Turismo cultural: papel das comunidades locais, dos órgãos públicos e privados. Patrimônio histórico e políticas culturais. Indústria cultural e marketing turístico. Análise e confecção de roteiros temáticos.

  • GEO050 Turismo de Convenções, Feiras e Eventos

Mercado de convenções e seus segmentos: definição, volume, tendências. Métodos e técnicas de organização de serviços e eventos. Planejamento de eventos e animação. Roteiros paralelos para tempo livre de convencionais e/ou acompanhantes.

  • GEO051 Turismo e Meio Ambiente

Conceitos básicos de geo-ecologia. Gerenciamento integrado de recursos naturais. Desenvolvimento sustentado e eco-desenvolvimento. Turismo e impactos ambientais. Métodos e técnicas de avaliação do meio ambiente. unidades de conservação federais e estaduais. Preservação e educação ambiental.

  • GEO052 Turismo Rural

Agroturismo e turismo rural. Os sistemas agrários e o potencial para o agroturismo. Produção turística no meio rural. Valorização da produção alimentar local e do artesanato associados ao turismo rural. Atividades culturais regionais e folclore. Hotéis fazenda e hospedagem rural. Sustentabilidade econômica, ecológica social e cultural do turismo rural. Os modelos europeu e brasileiro.

  • GEO053 Moderna Museologia

Fundamentos históricos do museu. Tipologia de museus. Meios de interpretação e apresentação de acervos e ambiente. Técnicas interativas. Multimídia. Museus locais e centros de memória. Centro de visitantes, postos de informação.

  • GEO054 Vivência Profissional Complementar

 

  • GEO055 Discussões Temáticas

Conteúdo variável

  • De GEO056 a GEO063 Aprendizagem Complementar em Instituição Conveniada

 

  • GEO064 Experiências Pessoais Programadas I

 

  • GEO065 Experiências Pessoais Programadas II

 

  • GEO066 Iniciação à Pesquisa

 

  • GEO067 Iniciação à Docencia

 

  • GEO068 Projetos de Extensão I

 

  • GEO069 Projetos de Extensão II

 

  • GEO070 Projetos de Extensão III

 

  • GEO071 Particiapação em Eventos I

 

  • GEO072 Particiapação em Eventos II

 

  • GEO073 Atividades Acadêmicas à Distância I

 

  • GEO074 Atividades Acadêmicas à Distância II

 

  • GEO075 Atividades Acadêmicas à Distância III

 

  • GEO076 Atividades Acadêmicas à Distância IV

 

  • ICB001 Bases Ecológicas para o Desenvolvimento Sustentável

Exposição e discussão de conceitos ecológicos fundamentais para a compreensão dos diferentes aspectos do desenvolvimento sustentável. O objetivo é a conscientização de problemas e soluções para a crise ambiental contemporânea.

  • LER028 Oficina de Conversação e Redação em Língua Espanhola

Ampliação das habilidades de produção oral e escrita em Língua espanhola no âmbito do Turismo.

  • LET223 Fundamentos de Libras

 

  • PRJ039 Arquitetura sem Barreiras

Abordagem crítica ao uso ambiental pela exploração de informações sobre formas de comportamento de usuários em que pese a relação entre estigma, preconceito e deficiência. Conceitos desenvolvidos pela perspectiva de usuários com deficiência, sobretudo na mobilidade, com intuito de se garantir a ampliação das soluções na melhoria da qualidade de vida para toda a população.

  • SOA046 Abordagens Temáticas em Sociologia

Conteúdo variável.

  • SOA047 Abordagens temáticas em Antropologia

Conteúdo variável.

  • SOA048 Fundamentos de Análise Sociológica

 

  • SOA 049 Ação e Estrutura Social

 

  • SOA050 Modernidade e Mudança Social

 

A paisagem como síntese geo-ambiental. As correntes sobre o estudo da paisagem. Cultura, arte e concepção da paisagem. A paisagem como produto do consumo turístico. Valorização e divulgação das paisagens.

  • URB015 Planejamento Interpretativo

Objetivos do planejamento interpretativo. O caráter participativo e multidisciplinar do planejamento interpretativo. Etapas de um plano interpretativo: registro do inventário, escolha dos meios de interpretação e desenho das atrações turísticas, gestão e marketing. A relação entre turistas e comunidade hospedeira. Preparação da comunidade para o turismo. Orientação e sensibilização do turista. 

 

 





























 

IGC - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha - CEP: 31270-901 Belo Horizonte - MG / Acesso restrito