IGC

Graduação

O Curso de Graduação em Turismo, que pertence ao Departamento de Geografia da UFMG, é oferecido na modalidade bacharelado, com duas entradas anuais e horário integral diurno. Tem por objetivo a formação de profissionais aptos a lidar, de maneira competente e ética, com o planejamento, organização e gestão das atividades e/ou empreendimentos relacionados com o fenômeno "turismo", cujos resultados positivos do ponto de vista econômico podem ser acompanhados de sérios impactos negativos do ponto de vista sócio-cultural.

Pesquisa

Os docentes do Curso de Turismo/IGC/UFMG se dedicam ao desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas do turismo, como: epistemologia e produção do conhecimento científico, gestão pública e privada, sociedade e natureza, planejamento territorial, territorialidades e processos socioculturais, paisagem, metodologias participativas, inclusão social, responsabilidade sócio-ambiental de empresas e destinos turísticos, entre outros. Essas pesquisas são desenvolvidas no âmbito do Centro de Pesquisa-Ação em Planejamento Turístico – CEPLANTUR/UFMG, coordenado pelo Professor Dr. Allaoua Saadi. Criado em 2001, o CEPLANTUR é um espaço dedicado à elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa que privilegiam o caráter integrador e não uniformizante do estudo do turismo. Nos links a seguir, é possível ter acesso à relação de projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Professores do Curso de Turismo da UFMG:

Extensão

A extensão universitária é uma forma de interação entre a universidade e a comunidade em que está inserida. É considerada uma ponte com via de mão dupla entre a instituição e os diversos setores da sociedade, na qual conhecimento e saberes são trocados e realimentados. A universidade contribui com o ensino e a pesquisa, e a comunidade empresta e transmite seus valores e cultura. A instituição, portanto, influencia e é influenciada pela sociedade, havendo sempre trocas com o meio em que está inserida. As formas de expressão da extensão universitária podem variar entre oferta de cursos, palestras, conferências, eventos culturais e projetos de extensão, entre outros. Nos links a seguir, é possível ter acesso à relação de projetos de extensão desenvolvidos pelos Professores do Curso de Turismo da UFMG:

Orgãos Discentes

A “Território Empresa Junior de Turismo” é uma organização sem fins lucrativos, fundada e gerenciada por graduandos do Curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Criada em outubro de 2003 por alunos do curso, tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos mesmos, assim como incentivar práticas empreendedoras através da oportunidade de atuação no mercado de trabalho de turismo. Sua missão consiste em criar oportunidades de atuação no mercado de turismo por meio do desenvolvimento de projetos inovadores nas áreas de planejamento e gestão, de forma a contribuir para a formação e valorização dos graduandos em Turismo – UFMG. Acesso o link abaixo para saber um pouco mais sobre a Território Empresa Junior de Turismo.

Laboratórios

Publicações

IGC - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha - CEP: 31270-901 Belo Horizonte - MG / Acesso restrito