IGC

Disciplinas Optativas

Área de concentração: Geologia Regional

Disciplina: Análise Estrutural
Carga Horária: 60 horas (4 créditos)

Ementa:
Estudo dos princípios e métodos da análise de estruturas tectônicas nas escalas macro, meso e microscópicas, sob os pontos de vista geométrico e cinemático. São feitos também o estudo de casos teóricos e reais para o desenvolvimento do raciocínio dedutivo visando o deslindamento da evolução estruturais em diferentes ambientes geotectônicos, incluindo-se uma semana de exercícios de campo.

Disciplina: Geotectônica
Carga Horária: 45 horas (3 créditos)

Ementa:
Estudo e pesquisa sobre a distribuição espacial dos ambientes das estruturas geológicas através de zonas ou segmentos crustais. Investigação sobre a historia evolutiva destes segmentos crustais estabelecimento de hipóteses e teorias sobre os fenômenos geodinâmicos que influenciaram nos movimentos tectônicos e suas consequências na evolução crustal.

Disciplina: Análise Bacias e Depósito Minerais Sedimentares
Carga Horária: 90 horas ( 3 créditos)

Ementa:
Análise estratigráfica de diferentes tipos de bacias sedimentares. Ambientes de sedimentação, fácies e sistemas deposicionais. Estratigrafia de sequencias deposicionais. Depósitos minerais em rochas sedimentares detríticas, em rochas sedimentares químicas, e depósitos minerais por circulação de fluidos diagenéticos.


Disciplina: Estagio Docente Supervisionado
Carga Horária: 60 horas (4 créditos)

Ementa:
A disciplina objetiva desenvolver nos alunos habilidades, conteúdos e competências visando à preparação, desenvolvimento de atividades de ensino na graduação, além de promover experiências e procedimentos metodológicos e didáticos de interação entre pesquisa e ensino.

 

Área de concentração: Geologia Econômica e Aplicada

Disciplina: Hidrogeoquímica
Carga Horária: 60 Horas (4 créditos)

Ementa:
Introdução da Geoquímica das águas subterrâneas: estrutura e propriedades físico-químicas da água padrões da água potável, unidades, qualidade da água subterrânea, análises químicas da água subterrânea. Água da chuva: ciclo hidrológico; composição da água de chuva, isotipos estáveis na água de chuva. Minerais e água: equilíbrio de reações e solubilidade de minerais, cálculos de solubilidade, constantes de ação de massas e termodinâmica, interações da fase líquida, carbonatos e CO2: minerais carbonáticos, equilíbrio do carbonato dissolvido, CO2 no solo, solubilidade e PCO2 da calcita, isótopos de C. Troca iônica. Razões iônicas como índices hidroquímicos.

Disciplina: Rochas e Minerais Industriais
Carga Horária: 45 Horas (3 créditos)

Ementa:
Caracterização e enquadramento geológico das diversas ocorrências de rochas industriais do estado de Minas Gerais, com ênfase para as rochas ornamentais. Estudo dos principais depósitos de rochas granitóides, quartzícas e de mármores das regiões nordeste, leste e sudeste de Minas Gerais. Condicionamento mineralógico, textural, físico, químico e mecânico para rochas do tipo ornamental. Nomeclatura comercial para as rochas de aplicação industrial. Aplicações diversas de rochas industriais no setor da construção civil e da arquitetura, em função de suas propriedades. Caracterização macroscópica de minerais e aplicação de técnicas de identificação com recursos de Difração de Raios-X, espectrometria de Absorção de Infravermelho e de DTA. Estudo das diversas aplicações de minerais nas indústrias do vidro, cerâmica, tintas, etc. Especificação de matérias primas e suas aplicações na indústria.

Disciplina: Gemologia
Carga Horária: 45 horas ( 3 créditos)

Ementa:
Características gemológicas das pedras preciosas. A identificação das gemas. Métodos e técnicas de extração, aproveitamento e beneficiamento de gemas com especial atenção aos tratamentos por irradiação e térmico. Geologia de gemas. Depósitos primários e secundários. Mineralogia de gemas, propriedades e características.

Disciplina: Depósitos Minerais Hidrotermais e Metamórficos
Carga Horária: 60 horas (4 créditos)

Ementa:
No estudo de depósitos minerais hidrotermais, o principal objetivo é a compreensão dos processos de gênese de minérios e a construção de modelos genéticos que permita que os tipos de depósitos se encaixem dentro de arquiteturas locais, globais e geotectônicas. As informações necessárias incluem: (1) origem e composição de soluções hidrotermais mineralizantes; (2) condições físico-químicas de soluções, de transporte e de deposição de minerais e metais; (3) temperatura, pressão e profundidade de formação de minérios; (4) fonte dos constituintes dos minérios; (5) processos metassomáticos e sua quantificação; (6) geologia local e estrutura; (7) geologia regional e ambiência geotectônica; (8) origem e evolução dos magmas que dão origem aos processos hidrotermais; (9) origem e evolução de fluidos metamórficos e seu papel em mineralizações de origem metamórfica. Além de estudos de caracterização geológica, de relações de campo, mineralogia, geoquímica dos minérios e encaixantes, essas informações devem ser acompanhadas de dados obtidos através de estudos de inclusões fluidas e de dados de isótopos estáveis e radiogênicos. A descrição dos depósitos minerais tratará, primordialmente, da gênese dos mesmos, relacionando aspectos da alteração hidrotermal, composição dos fluidos.

Disciplina: Geologia e Gemologia do Diamante
Carga Horária: 75 horas (5 créditos)

Ementa:
A disciplina enfoca o estudo das características dos depósitos primários e secundários do diamante e suas viabilidades econômicas. Ênfase especial será dada a prospecção e ao reconhecimento dos minerais indicadores, bem como as classificações mineralógica e geológica do diamante.

Disciplina: Metalogênese do Ferro
Carga Horária: 45 horas (3 créditos)

Ementa:
Em sua primeira parte, o curso tem como finalidade conceituar e caracterizar os diferentes tipos de Formação Ferrífera e sequências associadas assim como outras rochas semelhantes desenvolvidas em diferentes bacias e eras geológicas distintas. São abordadas as características estratigráficas, geoquímicas e petrológicas e sua variação na história geológica incluindo as consequências na evolução do planeta e sua atmosfera. Na segunda parte do curso são analisadas as características físicas, mineralógicas e químicas dos minérios de alto teor associados assim como os processos de formação dentro de um sistema metalogenético global. Adicionalmente são analisados casos dos principais distritos ferríferos do mundo.

Disciplina: Estagio Docente Supervisionado
Carga Horária: 60 horas (4 créditos)

Ementa:
A disciplina objetiva desenvolver nos alunos habilidades, conteúdos e competências visando à preparação, desenvolvimento de atividades de ensino na graduação, além de promover experiências e procedimentos metodológicos e didáticos de interação entre pesquisa e ensino.

IGC - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha - CEP: 31270-901 Belo Horizonte - MG / Acesso restrito