Disciplinas Obrigatórias

1) Estudos Supervisionados
É fornecida ao aluno uma introdução à metodologia de trabalho científico, incluindo levantamento e estudo bibliográfico, elaboração de projeto de pesquisa sobre um assunto pertinente à área de concentração. O trabalho resultante desta disciplina é apresentado por escrito, e o mesmo pode servir de base para a dissertação ou tese (trabalho final do curso).
Professores responsáveis: todos os professores credenciados junto ao Programa
Carga Horária: 90 h; 6 créditos

2)Seminários de Pesquisa I
A disciplina compreende a apresentação do estado da arte dos temas propostos nos projetos de teses dos alunos, seus objetivos e perspectivas, etapas e métodos de trabalho envolvidos, revisão bibliográfica, além da exeqüilidade técnica, científica e financeira dos projetos. Das apresentações devem constar propostas de estágios em instituições internacionais, com bolsa CAPES/CNPq

3)Seminários de Pesquisa II
A disciplina compreende a apresentação dos primeiros resultados do projeto de tese e identificação das etapas a serem cumpridas no desenvolvimento do trabalho, com estabelecimento de cronograma. Deverão ser apresentados os pontos fracos e fortes envolvendo o tema escolhido e ainda os esquemas de artigos a serem submetidos. Com a disciplina, os alunos serão instrumentados para as diversas formas de comunicação e apresentação dos resultados alcançados.