GIPE

logo FINAL

O GIPE tem como tema norteador o estudo integrado da paisagem da Serra do Espinhaço, com ênfase nas interfaces existentes entre as áreas protegidas e a produção do espaço. A área de abrangência e de foco da pesquisa constitui-se na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (RBSE) UNESCO 2005, qual seja, grande parte da porção da Serra do Espinhaço mineira (desde a região de Diamantina até a Serra do Cipó) e o Quadrilátero Ferrífero. Trata-se de uma região única em termos da paisagem mineira, palco de pressões sociais e econômicas que se refletem no conjunto de seu arranjo espacial, especialmente no que tange à questão ambiental de toda a RBSE, fato que resulta, inclusive, na existência de uma grande quantidade de Unidades de Conservação, sejam elas de proteção integral ou de uso sustentável.

Linhas de Pesquisa

1 - Unidades de Conservação: Transformações socioambientais espacializadas
O tema norteador da linha de pesquisa é o estudo integrado da paisagem da Serra do Espinhaço, com ênfase nas interfaces existentes entre as áreas protegidas e a produção do espaço, a área de abrangência e de foco da pesquisa constitui-se na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (RBSE) UNESCO 2005, qual seja, grande parte da porção da Serra do Espinhaço mineira (desde a região de Diamantina até a Serra do Cipó) e o Quadrilátero Ferrífero.

2 - Estudo e dinâmica da(s) paisagem(s) na Reserva da Biosfera do Espinhaço
O presente projeto de pesquisa, tem como prioridade maior desenvolver um estudo multidisciplinar na região do Alto Rio Araçuaí Minas Gerais, visando a compreensão das "escolhas" (sejam culturais ou ambientais), no processo de uso e ocupação do solo em toda a região, desde sua pré-história até ocupações mais recentes.

3 - Geoprocessamento da Reserva da Biosfera do Espinhaço como suporte para o estudo da paisagem e Unidades de Conservação
O objetivo é produzir e validar um banco de dados referente à Reserva da Biosfera do Espinhaço com o intuito de auxiliar a interpretação espacial do contexto regional e das peculiaridades locais. Treinamento e capacitação dos integrantes do GIPE para que estes possam utilizar o geoprocessamento como auxilio em suas pesquisas dentro do contexto da RBSE.

4 - Conhecimento socioambiental: epistemologia, instâncias e disseminação
Ampliar e aprofundar o debate sobre as questões epistêmicas do conhecimento socioambiental. Trata-se de trazer à tona a questão territorial e lógica que perpassa a produção do conhecimento socioambiental, explorando também, as relações entre o abstrato e o concreto nos processos mentais e empíricos da produção do conhecimento. Este eixo foca as diferentes formas de produção do conhecimento e as relações destes processos com a (re) produção do espaço, dos lugares e dos modos de vida.

5 - Planejamento e Gestão de Unidades de Conservação na Reserva da Biosfera do Espinhaço
A linha de pesquisa atua a partir da construção preliminar de um observatório das Unidades de Conservação do Espinhaço. Este observatório terá como foco principal gerar e disponibilizar informações sobre a situação das Unidades de Conservação da Reserva da Biosfera do Espinhaço no que diz respeito a instrumentos e processos de planejamento e gestão, conservação da biodiversidade, desenvolvimento turístico, conflitos socioambientais com comunidades do entorno, dentre outras informações.

Bernardo Machado Gontijo
Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), graduação em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Estudos Latino Americanos - Vanderbilt University (1992) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Geociências da UFMG. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: unidade de conservação, vegetação, áreas verdes urbanas, transformação ambiental e turismo.

Banco de Imagens

Fotografias dos trabalhos de campo realizados na RBSE pelos integrantes do GIPE

Publicações

Artigos, monografias, dissertações e teses produzidas no âmbito da RBSE e suas Unidades de Conservação, organizadas por ano de publicação.

Mapas

Seu texto....