IGC

LESTE – Laboratório de Estudos Territoriais

Apresentação

LESTE – Laboratório de Estudos Territoriais

Imagem1

O LESTE - Laboratório de Estudos Territoriais – é um espaço de pesquisa que oferece suporte a diversos trabalhos nas áreas de Geografia. Agrega docentes do Departamento de Geografia que atuam na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação do IGC/UFMG, além de reunir alunos de pós-graduação e graduação, bolsistas de Iniciação Científica, bolsistas de extensão, estagiários e voluntários. 

Há vários anos, o LESTE tem sido o esteio para programas acadêmicos que apóiam o desenvolvimento de atividades acadêmicas que contribuem para a formação discente e melhoria do ensino na graduação. São atividades estruturadas, onde pesquisa e ensino são conduzidos por equipes de alcance interdisciplinar, oferecendo aos alunos infra-estrutura computacional, treinamento dirigido, banco de dados e oportunidade de discussão, reflexão e aprendizado sob trabalho cooperado. 

O laboratório, com o apoio do Departamento de Geografia, vem concorrendo com projetos junto à Câmara de Graduação para captação de bolsas para os alunos dos cursos de Geografia. Foram dezenas de alunos agraciados por esse benefício, um expressivo número de voluntários – que aproveitaram a oportunidade de aprendizado nessas experiências – e muitos docentes, de dentro e fora do Departamento, que se integraram aos projetos desde o ano 2000. Dentre os temas trabalhados, importa destacar a presença sempre constante da Cartografia Histórica e de áreas do conhecimento associadas à Análise Regional, População e Espaço, Rede Urbana e Geopolítica.

Infraestrutura

Infraestrutura

O laboratório dispõe de microdados de diversas pesquisas públicas (Censos Demográficos, Pesquisas Nacionais por Amostra Domiciliar, Relação Anual de Informações Sociais), além de bases cartográficas adquiridos do IBGE e bases próprias resultantes de pesquisas recentes. Atualmente, o LESTE conta com sete microcomputadores e dois laptops, uma impressora laser A4, scanner HP Scanjet 5100C, Datashow e equipamentos de apoio didático. Entre os programas executáveis mais utilizados pode-se citar: SPSS, ArcGis, MapInfo, MicroStation, Adobe Photoshop, entre outros. 

Fotos - LESTE.

20140912 131439

20140912 131506

20140912 131522

Projetos

Projetos

Ao longo dos anos o LESTE tem mantido posição de destaque na produção de estudos científicos em varias vertentes da geografia. Dentre os projetos realizados, se fazem presentes:

Equipe

Coordenação

  • Ricardo Alexandrino Garcia - Lattes

Professores pesquisadores

  • Ralfo Edmundo da Silva Matos - Lattes
  • Marly Nogueira - Lattes
  • Célio Augusto da Cunha Horta - Lattes
  • Carlos Fernando Ferreira Lobo - Lattes
  • André Velloso batista Ferreira - Lattes

Profissionais e bolsistas (graduação e pós-graduação)

  • Felipe Bertelli de Oliveira - Lattes
  • Tereza Cristina de Azevedo Bernardes Faria - Lattes
  • Paulo Eduardo  Alves Borges da Silva - Lattes
  • Davidson da Fonsêca Gaspar Veras - Lattes
  • Guilherme Francisco do Nascimento Pinto - Lattes
  • Gloria Ramos Soares - Lattes
  • Bárbara Henriques de Oliveira Lobo Cordeiro - Lattes
  • Lídia Marina Benícia Comini - Lattes

1º Simpósio de Modelagem de Sistemas Ambientais e Gestão da Paisagem

1º Simpósio de Modelagem de Sistemas

Ambientais e Gestão da Paisagem

simposio-1

I Simpósio de Modelagem de Sistemas Ambientais e Gestão da Paisagem ocorrerá entre os dias 18 e 20 de novembro, no Auditório do Instituto de Geociências (IGC) e se destina à comunidade acadêmico-científica em geral, especificamente estudantes de graduação e pós da UFMG e demais instituições participantes.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais do IGC/UFMG. Esse evento buscará, em sua primeira edição, apresentar e debater conceitos e aplicações relacionados à construção de modelos ambientais e a sua utilização nos processos de planejamento e gestão de paisagens, bem como na elaboração de políticas públicas e privadas.

A partir da temática central, “Modelagem de Sistemas Ambientais e Gestão da Paisagem”, esse simpósio abordará temas como Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Análise Espacial e Modelos de Simulação Computacional em estudos de Gestão de Paisagem, Análise Urbana, Economia Ambiental, Planejamento Territorial, Ecologia de Paisagem, Interação Clima e Biosfera e Recursos Hídricos. 

No último dia será ofertado o minicurso introdutório do software Dinamica EGO, uma plataforma para modelagem ambiental que pode ser aplicado para uma variedade de estudos da dinâmica da paisagem e modelagem ambiental.

As inscrições prévias estão abertas e serão gratuitas, podendo ser feitas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 14 de novembro. Para se inscrever, você deve encaminhar seu nome completo, instituição pertencente, e-mail, telefone e informar se deseja participar do minicurso. As inscrições previamente solicitadas por e-mail serão deferidas de maneira presencial no dia do evento. Assim, apenas estarão efetivamente inscritos aqueles que comparecerem no dia do evento confirmando seu interesse em participar do simpósio e/ou do minicurso introdutório do Dinâmica EGO. 

Aguardamos sua presença!

Programação

programacao

Comissão Organizadora do 1º Simpósio de Modelagem de Sistemas Ambientais e Gestão da Paisagem

Contato

Laboratório de Estudos Territoriais do Instituto de Geociêcias da UFMG - LESTE
Avenida Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha
CEP: 31270-901 - Belo Horizonte - MG
E-mail: --
Telefone: 55 (31) 3409-6331
 
Mapa de Localização
MAPA site

 

Destaque: "A TRAGÉDIA DO RIO DOCE: A LAMA, O POVO E A ÁGUA"

A lama o povo e a água

Relatório de campo e interpretações preliminares sobre as consequências do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão (Samarco/VALE/BHP)

 

IGC - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha - CEP: 31270-901 Belo Horizonte - MG / Acesso restrito