Estrutura do Programa

Áreas de Concentração

• ANÁLISE AMBIENTAL

A área Análise Ambiental concentra a produção científica cujas temáticas vinculam-se à linha de pesquisa Geografia física e, em parte, às linhas de pesquisa Cultura, ecologia, política e educação geográfica e Geografia aplicada e geotecnologias.

• ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO

A área Organização do Espaço concentra a produção científica cujas temáticas vinculam-se à linha de pesquisa Produção do espaço, teoria e prática e, em parte, às linhas de pesquisa Cultura, ecologia, política e educação geográfica e Geografia aplicada e geotecnologias.

Linhas de Pesquisa

• Cultura, ecologia, política e educação geográfica

A(s) cultura(s) e sua heterogeneidade para além da sociedade urbano industrial; povos e territorialidades; resistências. Ecologia e Ambiente: biodiversidade, conservação e diversidade cultural; contradições entre desenvolvimento e sustentabilidade; conflitos e justiça ambiental; poder, meio ambiente e governança; territórios e territorialidades. Educação Geográfica: educação ambiental; ciência, conhecimento e outros saberes; docentes no ensino de geografia; cognição e metodologias no ensino de geografia; geografia escolar e acadêmica; currículo e ensino de geografia; historiografia da geografia escolar. A amplitude dos temas de pesquisa envolve tanto características inter quanto transdisciplinares, voltadas à produção do conhecimento geográfico em torno de culturas, territórios e territorialidades; relações entre sociedade(s), comunidades e natureza; ecologia política; ensino de geografia.

• Geografia física

A linha de pesquisa Geografia Física aborda os conteúdos relacionados à geomorfologia, climatologia, pedologia, biogeografia e hidrogeografia, tanto no que se refere à ciência pura quanto aplicada à análise ambiental. Neste sentido, envolve estudos sobre a gênese e evolução das paisagens naturais e/ou transformadas, dinâmica e processos do meio físico, articulação de componentes ambientais em diferentes níveis escalares (espaciais e temporais), planejamento e gestão de recursos naturais, bem como teorias e métodos na geografia física. Os conteúdos estão voltados aos avanços científicos e às abordagens aplicadas à conservação, preservação, recuperação e manejo de sistemas ambientais.

• Produção do espaço, teoria e prática

Formas, processos e agentes na/da produção do espaço; formas espaciais, atores, dinâmica territorial e processos de produção do espaço. Contradições e conflitos da urbanização; processos sociais, econômicos e históricos da urbanização contemporânea; modernidade e cultura da urbanização. Transformações nos processos produtivos e implicações sócio-territoriais: urbano e rural; natureza, sociedade. Movimentos sociais, insurgências, política e cidadania. Cotidiano, cultura e espaços de vida. Políticas e planejamento urbano, ambiental, regional. Epistemologias territoriais; construção do saber acerca da produção do conhecimento socioespacial; práticas, conceitos, metodologias, técnicas e teoria socioespaciais.

• Geografia aplicada e geotecnologias

O conhecimento geográfico, desde a Grécia antiga, está estreitamente ligado aos avanços da cartografia em intima associação com a perspectiva de ação no território. Eram muito preciosos esses saberes para as diversas esferas de poder, tanto político quanto socioeconômico. Mediante uma abordagem holística integrada, a linha de pesquisa Geografia aplicada e geotecnologias vale-se de teorias e conceitos, métodos de investigação geográfica, técnicas de estatística espacial e geotecnologias imprescindíveis à resolução de problemas práticos. Dialoga portanto com a ideia de “geografia ativa” e pressupõe que sem investigação aplicada, a ciência progride mais lentamente. Isso requer bases de dados, uso de recursos cartográficos, SIG e pesquisas quali-quantitativas. A Geografia Aplicada, definida como uma abordagem especializada da geografia, volta-se para a resolução de grandes problemas mundiais e nacionais, tais como os relativos às regiões deprimidas, às condições de vida, à distribuição da população no espaço, à urbanização e às desigualdades econômicas e sociais.