IGC

Formulários

Os requerimentos obedecem aos prazos fixados pelo Calendário Acadêmico da UFMG.

Aproveitamento de Estudos

Formulário de Aproveitamento de Estudos

A juízo do Colegiado de Curso, estudos cursados em outra instituição de ensino superior poderão gerar a dispensa de realização de atividade acadêmica constante dos currículos de graduação da UFMG, por meio do aproveitamento de estudos.

A concessão do aproveitamento de estudos realizados dar-se á mediante o atendimento aos seguintes critérios :

I - haver equivalência entre a atividade cursada em outra instituição de ensino superior e a atividade acadêmica constante do percurso curricular a que se encontra vinculado(a) o(a) requerente;

II - ter sido a atividade cursada antes do ingresso do(a) requerente no curso de graduação da UFMG e;

III - não ter sido o(a) requerente reprovado(a) na atividade acadêmica para a qual requer aproveitamento de estudos.

A dispensa de realização de atividades acadêmicas mediante aproveitamento de estudos não poderá ultrapassar 60% da carga horária total do percurso de vinculação do estudante à UFMG.

Documentos Necessários:

-Formulário para cada disciplina que se deseja dispensar;

-Histórico original da Instituição de Ensino em que se cursou a disciplina;

-Programa da disciplina carimbada pela Instituição de Ensino em que se cursou a disciplina.

Comprovação de Conhecimento

Formulário de Comprovação de Conhecimento

É facultado ao(à) estudante da UFMG abreviar a duração de seu curso, em razão de aprovação em exame específico aplicado para esse fim.   

O exame de comprovação de conhecimentos somente será aplicado em se tratando de atividades acadêmicas que atendam à integralização de carga horária no curso de graduação da UFMG ao qual se vincula o(a) estudante a ser avaliado(a).   

Não se aplicando às atividades acadêmicas enquadradas como Formação Livre, Atividades Complementares Geradoras de Crédito, Estágio Curricular, Trabalho de Conclusão de Curso ou equivalente e atividades acadêmicas de conteúdo variável.   

São requisitos para a realização de exame de comprovação de conhecimentos:   

I - obedecer ao prazo estabelecido para protocolizar o requerimento no Colegiado do Curso a que se vincula;    

II - não ter sido matriculado(a), em qualquer tempo, na disciplina objeto da comprovação de conhecimentos;   

III - não ter sido reprovado(a) em exame de comprovação de conhecimentos anteriormente aplicado, relacionado à atividade acadêmica em que requer a comprovação de conhecimentos;   

IV - não haver registro de trancamento total de matrícula no período letivo em que requer o exame de comprovação de conhecimentos.   

O exame de comprovação de conhecimentos será preparado e avaliado por comissão de, no mínimo, 03 (três) docentes indicados pelo(s) Departamento(s) ou estrutura equivalente responsável(eis) pela atividade acadêmica.   

§ 1o Os docentes indicados pelo(s) Departamento(s) ou estrutura equivalente serão designados por meio de Portaria da Coordenação do Colegiado.   

§ 2o O conteúdo a ser avaliado deverá necessariamente constar do programa vigente da disciplina.   

Concluída a realização de exame de comprovação de conhecimentos, serão adotados os seguintes procedimentos:   

I - Cada examinador atribuirá nota de 0 (zero) a l00 (cem) pontos.  

II - O resultado final será a média aritmética das notas obtidas.   

III - Será considerado(a) aprovado(a) o(a) estudante que obtiver o mínimo de 60 (sessenta) pontos.   

IV - O resultado do exame de comprovação de conhecimentos, qualquer que seja, constará do Histórico Escolar do(a) estudante e será computado no cálculo de Rendimento Semestral Global (RSG). 

Disciplina Isolada

Formulário de Disciplina Isolada

Os Colegiados dos Cursos divulgarão, após a matrícula dos alunos dos cursos de graduação, divulgarão o número de vagas disponíveis para matrícula em disciplinas isoladas. 

Os Departamentos, no exame dos requerimentos, considerarão a formação do requerente e os motivos que justificam seu pedido.  

É vedada ao aluno de curso de graduação da UFMG a matrícula em disciplina isolada

Documentos necessários:

 -Formulário em Disciplina Isolada;

 -Carta de Intenção;

 -Histório;

 -Cópia do Documento de Identidade e CPF e;

 -Curriculum Vitae.

Mobilidade Estudantil

Formulário de Mobilidade Estudantil ANDIFES

O estudante do Curso de Geografia da UFMG que desejar realizar a Mobilidade Estudantil ANDIFES, deverá:

-Escolher a Instituição de Ensino Superior/IFES de destino entre as conveniadas;

 -Verificar documentação exigida pela Instituição de Ensino Superior/IFES de destino;

-Verificar prazo de envio da documentação de pedido de mobilidade, estabelecido pela IFES de destino;

-Reunir a documentação exigida e entregar antes do prazo limite estabelecido pela Instituição de destino;

O aluno poderá solicitar pedido de mobilidade para no máximo 2 (duas) IFES diferentes. Caso seja aceito nas duas, deverá escolher somente uma. Caso tenha sido aceito, observar as datas da Instituição de destino e os documentos necessários para efetivar sua matrícula.

Pegar as ementas assinadas e carimbadas, no momento em que estiver cursando as disciplinas na IFES onde estiver realizando a Mobilidade.

Para mais informações, acessar o  link:

https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Estudante/Programa-de-Mobilidade-Academica/Programas-de-Mobilidade-Academica-ANDIFES 

Regime Especial

Formulário de Regime Especial

Os alunos dos cursos de graduação, portadores de afecções congênitas, traumatismos ou outras condições incompatíveis com a frequência aos trabalhos escolares, mediante avaliação médica expedida pelo Serviço de Assistência Médica e Social da Universidade poderão pleitear regime especial.  

As alunas em estado de gravidez, a partir do oitavo mês de gestação e durante três meses, terão direito ao regime especial. 

O requerimento de avaliação médica, de única e total responsabilidade do interessado, constituirá condição primeira para o prosseguimento do processo de seu enquadramento ou não no regime especial. 

O laudo do Serviço de Assistência Médica e Social contendo o período de incapacidade e prazos de avaliação, se for o caso, será encaminhado ao Colegiado de Curso a que estiver vinculado o aluno.  

Será concedido ao aluno o trancamento de matrícula nas disciplinas em que o regime especial for negado, independentemente das restrições estabelecidas.  

Os professores das disciplinas nas quais foi concedido o regime especial serão responsáveis pelo contato com os alunos durante o período de vigência do regime.  

O aluno que se sentir em condições de retornar ao regime normal, antes de expirado o prazo estipulado no laudo médico, deverá procurar o Serviço de Assistência Médica e Social e requerer nova avaliação de suas condições de saúde.  

O aluno considerado apto para retornar ao regime normal deverá apresentar a nova avaliação, no prazo de 2 (dois) dias úteis, à Seção de Ensino de sua Unidade, que a encaminhará ao Colegiado de Curso.  

Tratamento Especial

Formulário de Tratamento Especial

Oportunidade que o aluno tem de prestar, no semestre subsequente, os exames da disciplina em que obteve conceito E, sem precisar frequentar as aulas.

O aluno só poderá solicitar a aproveitamento de estudos se:

-Tiver obtido conceito E na disciplina 

-Não tiver se submetido a Exame Especial

-Não tiver feito Tratamento Especial na mesma disciplina

-Apresentar a autorização do professor coordenador da disciplina

O tratamento especial deverá ser requerido antes da realização dos exames especiais e só poderá ser concedido uma única vez na mesma disciplina.

A carga horária da disciplina em tratamento especial deverá entrar no cômputo da carga horária mínima do período.

O resultado final relativo à disciplina em tratamento especial será incorporado ao cálculo do rendimento global do aluno no semestre em que se der por encerrado o processo de avaliação da referida disciplina.

A nota final do aluno submetido a tratamento especial será calculada pela seguinte fórmula:

NF = TPL + 2 TTE / 3

Onde:

NF = Nota final

TPL = Total de pontos obtidos ao final do período letivo

TTE = Total de pontos obtidos no tratamento especial

Trancamento Parcial

Formulário de Trancamento Parcial

O trancamento parcial de matrícula poderá ser concedido até duas vezes em cada disciplina, desde que seja respeitado o termo mínimo de carga horária do curso, nas seguintes situações : 

I - automaticamente, mediante requerimento do aluno, uma única vez;  

II - mediante autorização do Colegiado de Curso face à justificativa do aluno, uma única vez.

Trancamento Total

Formulário de Trancamento Total

O trancamento total de matrícula poderá ser concedido em qualquer época, por tempo determinado, a juízo do Colegiado de Curso, com base em justificativa apresentada pelo aluno.  

No decorrer de seu curso o aluno poderá requerer o trancamento total, por um semestre, uma única vez, que lhe será concedido automaticamente, sem apresentação de justificativa.   

Mudança de Modalidade/Habilitação/Ênfase

O estudante do Curso de Geografia Bacharelado poderá optar pela mudança de modalidade, no caso Licenciatura. 

Formulário de Mudança de Modalidade/Habilitação/Ênfase 

A Formação Complementar Aberta - FCA é a opção por alguma área de interesse cuja formação seja disponibilizada por um conjunto de disciplinas da UFMG, não constantes na matriz curricular do Curso de Geografia, mas que tenham relação com área Geografia. Quando opta pela Formação Complementar Aberta (FCA), além de cumprir as obrigatórias e de formação livre (“eletivas”) regulares do Curso, o aluno deve cumprir pelo menos 240 horas de disciplinas optativas relacionadas ao tema de sua FCA. 

Formulário de Formação Complementar Aberta

Formulário de Cancelamento de Formação Complementar Aberta

Continuidade de Estudos

Formulário de Continuidade de Estudos

 

 

 

 

 

 

IGC - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha - CEP: 31270-901 Belo Horizonte - MG / Acesso restrito