III Simposio Mineiro do Carste

O III Simpósio Mineiro do Carste está programado para ocorrer nos dias 11 e 12 de dezembro de 2017, no auditório do IGC, campus Pampulha da UFMG, na av. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte (MG-Brasil).
O tema dessa terceira edição é "Aprender e Ensinar o Carste".

Mais informações no site:

Contato do simpósio:

PARA PARTICIPAR:
Seguir as orientações no formulário abaixo:
Clique aqui --> III Simpósio Mineiro do Carste

VALOR DO EVENTO:
R$ 10,00 para estudante de qualquer nível.
R$ 20,00 para demais interessados.
Conta para depósito: Banco Itaú, Agência: 9191, Conta Corrente: 01931-5, Favorecido: Allan Silas Calux, CPF 301.687.718-02. O comprovante de pagamento da taxa de inscrição deve ser encaminhado ao e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS:

Os interessados deverão submeter seu trabalho na forma de resumo e abstract para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 26/11/2017.

O resumo (português) deverá ter 200 a 300 palavras, fonte Times New Roman 12 e de 4 a 6 palavras-chave.
O abstract (inglês) deverá ter até 150 palavras, fonte Times New Roman 12 e de 4 a 6 key-words.
O resumo e o abstract não devem conter referência bibliográfica, figura ou fotografia.
Opcional: resumo em francês ou espanhol, desde que todas as informações não ultrapassem uma página A4.

Todos os trabalhos serão submetidos a uma comissão avaliadora.

Caso o resumo/abstract seja aprovado para a Sessão de Pôsteres, os autores deverão organizar um pôster e uma comunicação oral deste.
•Pôster: O pôster deverá conter título, autor(es), endereço(s), logo do evento, texto (introdução, objetivo, resultados, etc.) e referências bibliográficas. Tamanho: 0,90 m X 1,20 m. O pôster deverá ser impresso e exposto no dia do evento. Também deverá ser entregue uma versão em formato pdf para constar na publicação do evento.
•Comunicação oral do pôster: Os autores deverão apresentar o pôster (5 a 10 minutos).

Caso o resumo/abstract seja aprovado para Apresentação Oral, os autores deverão organizar um pôster e uma apresentação oral do trabalho.
•Apresentação oral do trabalho: Os autores deverão fazer a comunicação pública do trabalho, com auxílio de apresentação em PowerPoint ou equivalente (20 minutos, ou seja, 10/12 slides). A apresentação deverá conter slides inicial com título, autor(es), endereço(s), logo do evento e
slide final com bibliografia (um slide separado).

Os trabalhos serão publicados em anais do simpósio com ISBN.

PRÉ-PROGRAMA:

Segunda feira, 11 de dezembro
8:00 h inscrições
9:00 h/9 :30 h abertura com M Philippe Makany, SCAC, Ambassade de France/Institut Français
9:30 h/10 h palestra

- Dr. Jocy Brandão Cruz (ICMBio) O CECAV e o carste
- Prof. Dr. Marconi Souza Silva (UFLA) A biologia no carste

ORGANIZADORES:
Realização: IGC/UFMG, CPMTC/UFMG, Université de Rouen-Normandie/UMR 6143 M2C Rouen/CNRS (França), Centro Normando de Pesquisas no Carste/CNEK (França)
Patrocínio: Embaixada da França no Brasil (Ambassade de France/Institut Français - Belo Horizonte), BioEspeleo Consultoria Ambiental
Apoio: CECAV/ICMBio, SBE, Observatório Espeleológico - OE,

PRESIDENTES DE HONRA:
Prof. Dr. A.H. Horn
Prof. Dr. R.C. Valadão

COMISSÃO ORGANIZADORA:
Joel Rodet (presidente), Alessandra Vasconcelos, Allan Calux, Ataliba Coelho, Fabiana Fabri, Federico Augusto Gonçalves, Isabel Mascarenhas Oliveira, Joseane Biazini Mendes, Manuela Corrêa Pereira.

COMITÊ DE AVALIAÇÃO:
Profa. Dra. Alessandra Vasconcelos (responsável)
Profa. Dra. Cristiane de Oliveira
Profa. Dra. Úrsula Ruchkys de Avezedo
Prof. Dr. Adolf Heinrich Horn
Prof. Dr. Alexandre Uhlein
Prof. Dr. Antônio Magalhães
Prof. Dr. Marcos Campello

COMITÊ CIENTÍFICO:
Profa. Dra. Alessandra Vasconcelos, Profa. Dra. Cristiane de Oliveira, Profa. Dra. Úrsula Ruchkys de Avezedo, Prof. Dr. Adolf Heinrich Horn, Prof. Dr. Alexandre Uhlein, Prof. Dr. Antônio Magalhães, Prof. Dr. Joel Rodet, Prof. Dr. Marcos Campello, Prof. Dr. Roberto C. Valadão