IGC

Laboratório de Solos e Meio Ambiente

 logo

O Laboratório de Solos e Meio Ambiente foi fundado em 2015 pela Professora Adriana Monteiro da Costa. Ele foi criado com o objetivo de auxiliar alunos e professores no estudo do meio ambiente, dando destaque para as áreas da pedologia e gestão de bacias hidrográficas. Para subsidiar tais pesquisas o laboratório conta com equipamentos de ponta e um corpo técnico qualificado.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • Acontece

 

- Em setembro de 2017 foi publicado o artigo "Susceptibilidade à erosão no rio Gualaxo do Norte - MG no periódico de destaque nacional, Caminhos da Geografia. Esta pesquisa foi elaborada junto aos alunos de graduação do curso de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais com a coordenadora do laboratório de Solos e Meio Ambiente e pesquisador parceiro. O artigo realizou o mapeamento da susceptibilidade à erosão na Bacia Hidrográfica do rio Gualaxo do Norte, Mariana (MG), utilizando análise multicritério.

Abaixo o artigo na íntegra

 Susceptibilidade à erosão no rio Gualaxo do Norte

 

- A pesquisa apresentada pelos integrantes do Núcleo ISZA-IGC/UFMG foi selecionado dentre 490 trabalhos, como um dos 6 melhores do 14° Congresso Nacional de Meio Ambiente.

 14 Congresso naciona de meio ambiente 2017

Parabéns a todos!

 

  • Últimas atividades do Núcleo de Referência ISZA

No mês de junho e julho diversos alunos integrantes do Laboratório de Solos e Meio Ambiente apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso e qualificações de mestrado. Os trabalhos apresentados fazem parte dos projetos que estudam a bacia hidrográfica do Córrego Marinheiro e a Serra do Gandarela.

Parabéns aos alunos por concluírem mais esta etapa! Sucesso!

Defesa Polyana TCC e Matheus  3

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ocorrido na primeira semana de março. o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio dos Velhas subsidiou o Curso de Formação: Projetos de demandas espontâneas 2017, onde a professora Adriana Monteiro palestrou sobre Intervenções ambientais e impactos ambientais positivos.

Abaixo o link da palestra na íntegra.

Curso Projetos Demandas Espontâneas 2017 - Adriana Monteiro

 curso comite1

curso comite2

curso comite3

curso comite4

  

Infraestrutura

As instalações físicas do Laboratório Solos e Meio Ambiente contam com dois ambientes, sendo elas:

• Laboratório de análises físicas do solo; e
• O Núcleo de Referência ISZA.

Análises realizadas no laboratório

Parâmetros Físicos
• Estabilidade de agregados;
• Densidade do solo e de partículas;
• Curva de retenção de água;
• Macro e Microporosidade do solo;
• Limite de liquidez

Parâmetros Químicos
• pH;
• Condutividade elétrica; e
• Análise de água (pH, temperatura, pressão (profundidade), condutividade (salinidade), ORP, OD, NH4+, NO3-, Cl-, CO2 e turbidez).

Núcleo de Referência ISZA

isza

No Núcleo de Referência ISZA, são desenvolvidas atividades de aprimoramento das ferramentas ISA e ZAP, metodologias oficiais do Estado de Minas Gerais para avaliação da Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental das propriedades rurais e de bacias hidrográficas.

isza3

Grupo de Estudos Integrados Solos e Sustentabilidade- GEISS

O Grupo de Estudos Integrados Solos e Sustentabilidade foi fundado pela professora Adriana Monteiro da Costa, com objetivo de estudar as interações entre os fatores ambientais, sociais e bilógicos. Atualmente o grupo dedica-se ao estudo do Zoneamento Ambiental Produtivo para bacias Hidrográficas e a Gestão dos Recursos Hídricos na Microbacia Hidrográfica do Córrego Marinheiro, dentre outras.

Projetos

• 2016 Avaliação e monitoramento de indicadores de qualidade em propriedades rurais no município de Barra Longa, MG

• 2016. Avaliação da sustentabilidade socioeconômica e ambiental de propriedades rurais na Serra do Gandarela, MG.

• 2014. Recursos hídricos na Bacia do Córrego do Marinheiro, Sete Lagoas, MG: gestão do uso da terra, qualidade da água e disponibilidade para sistemas irrigados.

Este projeto visou a análise integrada da bacia e da gestão do território, do planejamento do uso da terra, além de subsidiar a elaboração, o aprimoramento e implementação de políticas públicas.
Neste vídeo a professora Adriana Monteiro aborda sobre o projeto e sua importância para a melhoria da gestão da bacia hidrográfica

 

• 2014. Sustentabilidade da Bacia do Rio Pandeiros-MG: Dinâmica de Vertentes da Bacia do Rio Pandeiros

• 2014. METRÓPOLE EM TRANSIÇÃO? Implantação do Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica/UFMG na Região Metropolitana de Belo Horizonte Pandeiros

• 2013. Avaliação do desempenho ambiental e socioeconômico de estabelecimentos agropecuários.

• 2013. Planejamento e elaboração do escopo de estudos para avaliação do desembarque pesqueiro e caracterização socioeconômica de pescadores na área de influência da futura UEH Itaocara, Rio Paraíba do Sul.

Publicações Científicas Internas

Trabalhos de Conclusão de curso

1. Klinsmann Cortezzi Pedras. Mapeamento geomorfológico como subsídio à análise da dinâmica hidrológica da Bacia Hidrográfica do Córrego Marinheiro / Município de Sete Lagoas (MG). 2017.

2. Laís Pinheiro Evangelista. Levantamento de impacto ambiental em nascentes: a bacia hidrográfica do Córrego Marinheiro, Sete Lagoas − MG. 2017. 

3. Erika da Silva Amorim Nogueira. Geografia e educação ambiental: contribuições para a formação da consciêcniaaaaa ambiental dos alunosdo ciclo complementar de alfabetização da escola estadual Carlos Góis, no município de Campo Gerais-MG. 2016. 

4. Brunno Cesar Pereira. Interpretações de mapas de solos de diferentes escalas para a Microbacia do Córrego do Marinheiro: implicações de uso e manejo. 2015. 

5. Rodrigo Estevam. Áreas de preservação permanente às margens de cursos d' água: estudo de caso no bairro Vila do Carmo Piranga, MG. 2015. 

6. Amanda Ribeiro de Oliveira. Avaliação da aptidão de uso atual do solo para identificação de conflitos no município de Congonhas (MG). 2013. 

7. José Luiz de Oliveira. Impactos socioeconômicos e ambientais advindos da tomatecultura de Carmópolis de Minas segundo os Indicadores de Sustentabilidade em Agrossistemas. 2013.

 

 Dissertações de Mestrado

1. Jonas Rodrigo do Amaral. Caracterização físico-hídrica dos solos da bacia do Córrego Marinheiro, Sete Lagoas ? MG. 2017. 

2. Gustavo Bretas Lage. Contagem automatizada de árvores em plantios comerciais de eucalipto a partir de modelos digitais produzidos através de tecnologia Light Detection and Ranging (LIDAR). 2017. 

3. Dalila F. Moreira dos Santos. Dinâmica do uso e cobertura do solo nos municípios de Sete Lagoas e Prudente de Morais ? MG: Uma análise espacial do crescimento urbano. 2016. 

4. Amanda Ribeiro de Oliveira. Relações solo-paisagem e modelo de predução de solos da bacia do córrego Marinheiro, Sete Lagoas (MG). 2016. 

5. Siumara Santos Oliveira. (Des)caminhos da resistência camponesa nos assentamentos de reforma agrária: Avaliação da sustentabilidade socioeconômica e ambiental no assentamento Roseli Nunes. Município de Mirassol do Oeste/MT. 2015. 

6. Luiz Fernando Leal. Gênese e erodibilidade dos solos da Bacia do Córrego do Marinheiro, Sete Lagoas (MG). 2014. 

7. Angélica Tatiana Estevam. Correlação Solo-Relevo-Material de Origem em Duas Topolitossequências na Serra do Pinho - Catas Altas (MG). 2013. 

 

Links Úteis


AGB - Associação dos Geógrafos Brasileiros http://www.agb.org.br/
ANA - Agência Nacional de Águas http://www.ana.gov.br/
ANPEGE - Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia http://www.anpege.org.br/
APROGEO - Associação Profissional de Geografia http://www.aprogeomg.org.br/
CREA - Conselho Regional de Engenharia, Agronomia, Geografia e Geologia http://www.crea-mg.org.br/
CAPES http://www.capes.gov.br/
CNPq http://www.cnpq.br/
FAPEMIG http://www.fapemig.br/
FEAM - Fundação Estadual do Meio Ambiente http://www.feam.br/
FUNDEP http://www.fundep.ufmg.br/
IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis http://www.ibama.gov.br/
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística http://www.ibge.gov.br/
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / Biblioteca Digital http://biblioteca.ibge.gov.br/
IEF - Instituto Estadual de Florestas http://www.ief.mg.gov.br/
IGAM - Instituto Mineiro de Gestão das Águas http://www.igam.mg.gov.br/
ISA – Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas http://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/956042/1/Indicadoressustentabilidade.pdf  / http://www.epamig.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1730&Itemid=175
MAPBIOMAS - http://www.mapbiomas.org/
MMA - Ministério do meio Ambiente http://www.mma.gov.br/
Revista Brasileira de Geomorfologia http://www.lsie.unb.br/rbg/index.php/rbg
Revista Geografias http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias
SEMAD - Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais http://www.semad.mg.gov.br/
Sociedade Brasileira de Ciência do Solo www.sbcs.org.br
UFMG http://www.ufmg.br/
UFMG – Biblioteca de Teses e Dissertações http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/

Equipe

Coordenação
Adriana Monteiro da Costa
Professora Adjunta III
Departamento de Geografia
Sala: 314 / Telefone: 3409-5433 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Currículo Lattes

Bolsistas Graduação

Brenda Fernandes Limoeiro

Klinsmann Cortezzi Pedras

Laís Pinheiro Evangelista

Polyana Duarte

 

Bolsistas Pós-Graduação

Dayane Freitas

Gustavo Bretas Lages

Ivana de Marco Horta

Jonas do Amaral

Max Paulo Rocha Pereira

 

Professores e Pesquisadores colaboradores

João Herbert Moreira Viana

Localização e Contato

Instituto de Geociências - Universidade Federal de Minas Gerais
Endereço: Avenida Antônio Carlos, 6.627 Andar: 1º Sala: 108
Bairro: Pampulha CEP: 31.270-901 - Belo Horizonte - MG
Telefone: (31) 3409-3788
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Mapa de localização do Instituto de Geociências (IGC/UFMG)

 

 

Instituições Parceiras

instparc2

 

Cnpq-logo

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

IGC - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha - CEP: 31270-901 Belo Horizonte - MG / Acesso restrito