IGC

Linhas de Pesquisa

  • MODELAGEM DE SISTEMA está orientada às técnicas de análise, representação e simulação da evolução espaço-temporal de sistemas ambientais.
  • GESTÃO DE PAISAGEM consiste na aplicação das técnicas de análise e de modelagem ambiental para avaliação de cenários de ordenamento/intervenção territorial e planejamento ambiental. 
  • ANÁLISE DE RECURSOS AMBIENTAIS é voltada ao mapeamento e análise de dados ambientais, sobretudo através do uso de sensoriamento remoto.


Essas linhas e os projetos de pesquisa que as compõem não são estanques, mas se relacionam intimamente, posto que um primeiro passo para a modelagem consiste no diagnóstico da situação ambiental através do mapeamento e análise de dados espaço-temporais, ou seja a análise de recursos ambientais. Já a modelagem em si mesma, enfoca as técnicas de construção de modelos, como o desenvolvimento de algoritmos de representação espaço-temporal (e.g. software Dinamica-EGO). Por fim, a modelagem de cenários prospectivos, aliada à atividade de monitoramento, consiste hoje, num instrumento fundamental às atividades de gestão territorial – ou seja gestão da paisagem, pois qualquer planejamento/intervenção ambiental que não considere o fator tempo está fadado ao insucesso. 

Essas linhas de pesquisa abrangem estudos em várias áreas, porquanto a modelagem ambiental requer uma abordagem multidisciplinar e transdisciplinar, haja vista que, dentro de uma visão moderna, o homem é considerado como agente co-evolucionário dos sistemas ambientais. Assim, estudos demográficos e econômicos substanciam análises e modelagem de sistemas ambientais, como também, são influenciados pelo arranjo dos elementos da paisagem, requerendo consequentemente o entendimento da influência dos aspectos biofísicos de um território nos processos socioeconômicos. Em relação à linha de gestão da paisagem, encontram-se os estudos em turismo sustentável, saneamento ambiental, planejamento urbano e regional. Para a análise de recursos ambientais, empregam-se o Sensoriamento Remoto, como a maior fonte de dados sobre a Terra, e o Sistema de Informações Geográficas para integração dos dados de diversas fontes e no desenvolvimento de análises espaciais e de modelos de representação de sistemas ambientais. Ainda, no tocante à linha de modelagem de sistema, os projetos de desenvolvimento de sistemas de simulação e processamento de imagens fornecem as ferramentas necessárias à implementação desses modelos, como no exemplo de modelos climáticos e de dinâmica de paisagem. 

Portanto, o conjunto instrumental do Geoprocessamento, de domínio amplo pelos docentes do curso, é visto como a plataforma integradora para estudos territoriais multidisciplinares e meio de abstração para a modelagem ambiental.  

Especial ênfase é dada às aplicações de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Análise Espacial e Modelos de Simulação Computacional em estudos de Gestão de Paisagem, Análise Urbana, Economia Ambiental, Planejamento Territorial, Ecologia de Paisagem, Interação Clima e Biosfera e Recursos Hídricos.  

IGC - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha - CEP: 31270-901 Belo Horizonte - MG / Acesso restrito