IGC

Infraestrutura

Recursos disponíveis aos alunos do curso de Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais incluem:


Centro de Sensoriamento Remoto:
O Centro de Sensoriamento Remoto, instalado em 1997 no Instituto de Geociências da UFMG, desenvolve pesquisas e aplicações de Sensoriamento Remoto no levantamento de recursos naturais e estudos de problemas ambientais diversos, além de trabalhos nas áreas de Geoprocessamento e Cartografia Digital.

Laboratório de Topografia:
O laboratório de topografia conta com amplos recursos auxiliares da topografia analógica, entre os quais citamos expressivo número de teodolitos, estações totais (teodolitos eletrônicos), GPS Topográfico (diferencial), e de Navegação entre outros equipamentos.

Laboratório de Práticas Cartográficas e Geoprocessamento:
São duas salas, uma com uso prioritário à pesquisa, e outra com uso prioritário ao ensino. A sala de ensino, para cerca de 36 alunos, conta com recursos multimídias de sonorização, projetor multimídia e retroprojetor. Seus recursos de hardware são formados por 22 microcomputadores (sendo um de padrão de servidor), 1 scanner A3, 1 scanner A4 e 2 impressoras a jato de tinta.

Laboratório de Estudos Territoriais:
Há vários anos, o LESTE tem sido o esteio para programas acadêmicos que apoiam o desenvolvimento de atividades acadêmicas que contribuem para a formação discente e melhoria do ensino na graduação e na pós-graduação. São atividades estruturadas, onde pesquisa e ensino são conduzidos por equipes de alcance interdisciplinar, oferecendo aos alunos infraestrutura computacional, treinamento dirigido, banco de dados e oportunidade de discussão, reflexão e aprendizado sob trabalho cooperado.

IGC - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha - CEP: 31270-901 Belo Horizonte - MG / Acesso restrito