Regulamento Geral - SB/UFMG

Carteira de usuário da Biblioteca

Documento de identidade válido com foto e comprovante de matrícula.

Validade

O corpo discente terá a validade de sua carteira correspondente ao período de seu curso completo. A renovação deverá ser solicitada à biblioteca, quando o usuário ultrapassar o tempo previsto para a conclusão. O corpo docente e técnico-administrativo enquanto permanecer o vínculo institucional.

Extravio

A 2ª via da carteira deverá ser solicitada no balcão de empréstimo e será cobrada taxa de acordo com tabela de taxas e emolumentos da Biblioteca Universitária (BU). O uso da carteira é pessoal e intransferível.

Obrigações dos usuários

Identificar-se sempre que solicitado; Observar os prazos de empréstimo; Quitar débitos referentes a multas; Não recolocar os livros nas estantes, deixá-los sobre as mesas de consulta; Falar baixo no recinto da biblioteca; Zelar pela integridade e conservação das obras que compõem o acervo do IGC, em especial dos materiais em seu poder; É proibido entrar na biblioteca com objetos de uso particular (bolsas, mochilas, pastas, sacolas, etc.). O usuário deverá utilizar o guarda-volumes; É proibido lanchar no recinto da biblioteca; Recomenda-se colocar o celular no silencioso no recinto da biblioteca. Preservar um patrimônio coletivo é um exemplo de civilidade, exigir que este seja preservado é um exercício da cidadania.

Limite de obras

05 (cinco) livros para aluno de graduação e servidores técnico-administrativos; 07 (sete) livros para servidores docentes e alunos de pós-graduação.
Empréstimo entre bibliotecas: 02 (duas) requisições de cada vez.

Renovação

Só poderá ser efetuada se não houver reservas para a obra.

Reservas

As reservas deverão ser efetuadas pelo próprio usuário nos terminais das bibliotecas da UFMG ou em outros ambientes pelo seguinte site: http://www.bu.ufmg.br. Serão atendidas em rigorosa ordem de chegada de solicitação. A obra reservada ficará disponível por 24 horas, a contar do horário de sua devolução na biblioteca.

Atraso

O atraso na devolução da obra implicará em cobrança diária de multa, incluindo sábados, domingos e feriados em conformidade com a tabela de valores do Sistema de Bibliotecas da UFMG definidos pela Administração Central, mediante proposta do Conselho Universitário da Biblioteca Universitária.

Danificações

As alterações verificadas ou ocorridas nas obras deverão ser comunicadas aos funcionários do setor.

Extravio de obras

Nos casos de perdas e/ou danos, o usuário deverá restituir à biblioteca outro exemplar da mesma obra ou edição mais atualizada, além do pagamento da multa, quando houver.