IGC

Conservação do Acervo

Segundo as Normas e Regulamento do Sistema de Bibliotecas da UFMG, é responsabilidade do usuário "[...] zelar pela integridade dos materiais informacionais visando a sua preservação [...]" e que poderá ser solicitada "[...] em caso de perda, extravio ou dano físico constatado no material, providenciar a reposição do mesmo título ou indenizar a biblioteca com outra obra de seu interesse quando não for possível a reposição [...]".

As atividades mais conhecidas relacionadas à conservação do acervo são o reparo e a encadernação. Elas têm por objetivos aumentar a longevidade de uso dos materiais da biblioteca e evitar danos irrecuperáveis aos mesmos.

A equipe (assistentes administrativos e estagiários da FUMP) da Biblioteca “Vitória Pedersoli” está apta para a realização de pequenos reparos. No entanto, se a obra necessitar de higienização e encadernação ela poderá ficar muito tempo fora de circulação, pois se trata de um processo demorado e mais custoso.

Mediante ao que foi descrito, solicitamos aos nossos usuários que tenham muito cuidado ao manusear as obras. Não recoloquem os materiais informacionais nas estantes, deixem-nos sobre as mesas de consulta. Mantenham sempre as mãos limpas. Abram as publicações com delicadeza. Não marquem ou rabisquem o texto. Não usem lápis/canetas como marcadores de páginas. Não retirem as obras das estantes puxando-as bruscamente. Evitem transportá-las sem a devida proteção. Não exponham a obra diretamente ao sol ou chuva. Não utilizem nenhum tipo de fita adesiva para consertar a obra, pois esse item impregna no papel dificultando ainda mais o reparo.

Essas dicas são muito úteis para aumentar a utilização do acervo da nossa Biblioteca e de outras também.

Agradecemos pela postura atenta de nossos usuários que contribuirá para que outros profissionais possam usufruir do conhecimento preservado na Biblioteca “Vitória Pedersoli”.

IGC - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha - CEP: 31270-901 Belo Horizonte - MG / Acesso restrito