Cadastro e Circulação de Materiais (Empréstimo/Devolução)

Observação: Todas as Taxas e Emolumentos estão em conformidade com a Portaria n. 044 de 06/09/2013 da Pró_Reitoria de Administração da UFMG.

Cadastro do usuário do Sistema de Bibliotecas da UFMG

O cadastro de usuário é realizado na própria Biblioteca do IGC com a apresentação de um documento de identidade válido com foto e o comprovante de matrícula do semestre vigente.

Consulta local

Consulta ao acervo de livros, atlas, periódicos, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso de graduação, monografias de especialização, anais, fotos aéreas, globos, mapas na própria Biblioteca.

Empréstimos /Devolução

Empréstimo domiciliar

O serviço de empréstimo domiciliar é de uso exclusivo dos usuários cadastrados em qualquer Biblioteca da UFMG. Para tanto é exigida a apresentação da carteira de usuário do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Prazos de empréstimo:

O prazo e a quantidade de material a ser emprestado variam mediante a categoria de usuário:

Alunos de graduação e funcionários técnico-administrativos = 05 obras

Livros, folhetos, anais, teses/dissertações, monografias de especialização, trabalhos de final de curso = 14 dias

Alunos de pós-graduação e docentes = 07 obras

Livros, folhetos, anais, teses/dissertações, monografias de especialização, trabalhos de final de curso = 28 dias

Todas as categoriais

Mapas = 14 dias

Periódicos = 03 dias para todos usuários

Materiais especiais (CD-ROM, DVD, fitas de vídeo) = 02 dias para todos usuários

Atlas, globo e obras de referência: 04 horas

Multa: R$1,00 por dia/obra para Empréstimo Domiciliar e R$1,00 por hora para obras em Empréstimo Especial.

Empréstimo especial e overnight

Empréstimo especial por 4 horas de obras de reserva de professor, exemplares únicos ou muito consultados.

Overnight: empréstimo no período noturno de obras de reserva de professor, exemplares únicos ou muito consultados. Pode ser requerido a partir das 18:00 horas e, impreterivelmente, devolvido até as 09:00 horas do dia útil seguinte.

Multa: R$1,00 por hora de atraso para cada obra.

Procedimentos para o pagamento de multas e carteiras do SB/UFMG

A devolução de material após o prazo previsto implica em pagamento de multa, calculada por dia/obra em atraso.

O pagamento de multa devida à Biblioteca “Vitória Pedersoli” é realizado somente por depósito em Guia de Recolhimento da União (GRU) através do Banco do Brasil. Para tanto, o usuário deverá primeiramente devolver a obra em atraso no Setor de Circulação de Materiais da Biblioteca do IGC para receber um formulário contendo o valor da multa para o pagamento.

Para confecção da carteira de usuário do SB/UFMG é necessário o pagamento da taxa de R$1,00 (primeira via) e R$5,00 (segunda via). No momento do cadastro o usuário receberá um formulário com os dados para a transferência bancária.

Renovação

O usuário poderá renovar a obra que se encontra em seu poder, desde que ela não esteja reservada.

O prazo da renovação é efetuado pelo mesmo período de empréstimo que a categoria do usuário permite. A obra em questão não pode estar reservada ou com data de devolução vencida. Não é permitido renovar obras em caso de pendências como obras em atraso ou débito a saldar com qualquer Biblioteca do SB/UFMG.

A renovação é acessada via WebPergamum e efetivada por até 10 (dez) vezes. Após esse limite será necessária a devolução da obra para realização de um novo empréstimo.

Reserva

As reservas deverão ser efetuadas pelo próprio usuário.

Serão atendidas em rigorosa ordem de chegada de solicitação. A obra reservada ficará disponível por 24 horas, a contar do horário de sua devolução na biblioteca.