IGC

Disciplinas

 


EMENTAS:

ANÁLISE E GESTÃO DE INTERVENÇÕES AMBIENTAIS

Ementa: Os geossistemas. O Ciclo Hidrológico no Meio Urbano. Política Nacional de Meio Ambiente. Gerenciamento dos recursos naturais. Principais sistemas de  abastecimento. Principais sistemas de esgotamento sanitário. Principais sistemas de destinação de resíduos sólidos. Tecnologia e monitoramento ambiental.

ESTÁGIO DOCENTE

Ementa: Estudo da prática e dos métodos pedagógicos aplicados ao ensino de modelagem ambiental. A prática docente supervisionada em sala de aula e laboratórios de disciplinas afins.

GEODIVERSIDADE

Ementa: Definição e Origem do Conceito. Valores e Ameaças. A Geodiversidade no Brasil. Conceitos de Patrimônio Geológico e Geossítios. Tipologias do Patrimônio Geológico. O Patrimônio Geológico como Patrimônio Natural. Usos do Patrimônio Geológico: Geoparques. A Rede Global de Geoparques.  Geoturismo. O Potencial Geoturístico no Brasil. A Geoconservação e os cuidados com o Patrimônio Geológico. Iniciativas e Estratégias de Geoconservação. Modelagem envolvendo Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo. Exemplos de aplicação.

GEOPROCESSAMENTO

Ementa: Bases conceituais e teóricas sobre os sistemas de informações geográficas (SIG). Métodos de abstração, conversão e estruturação nesse sistema computacional. Potencial das técnicas de Geoprocessamento para a representação de fenômenos e modelos ambientais relacionados a diversos campos de estudo. Instrumentalização de técnicas do Geoprocessamento para diversas aplicações levando em consideração os componentes do espaço geográfico.

GEOPROCESSAMENTO AVANÇADO

Ementa: Conceitos de ferramentas avançadas e de uso em geoprocessamento; Introdução à modelagem SIG e suas aplicações. Aplicações de modelagem SIG em meio ambiente. Aplicações de lógica fuzzy e regressão linear múltipla. Simulação na área de meio ambiente e aplicações em prevenção de incêndios. Seminários.

MODELAGEM E GOVERNANÇA: QUESTÕES SOCIAIS, EPISTEMOLÓGICAS E ONTOLÓGICAS

Ementa: Análise dos limites e implicações sociais dos modelos (teorias econômicas, sistemas de informação geográfico, sistemas especialistas e de pesquisa operacional aplicados) na governança, como foco em questões ambientais; Co-produção da ciência e sociedade; Aspectos ontológicos dos modelos; Aspectos epistemológicos dos modelos.

MODELAGEM DE SISTEMAS AMBIENTAIS

Ementa: Modelos, tipologias, grau de abstração e aplicações nas ciências da terra, ecologia, estudos urbanos e demográficos, dentre outras áreas.

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À ANÁLISE DE SISTEMAS AMBIENTAIS

Ementa:Métodos e procedimentos técnicos de utilização e tratamento de dados sociogeográficos de natureza quantitativa. Uso de técnicas estatísticas de aplicações espaciais, enfatizando-se as suas potencialidades e limitações. Introdução de análise empírica sobre banco de dados socioambientais, mediante tratamento estatístico computacional.

MÉTODOS QUANTITATIVOS AVANÇADOS

Ementa: Métodos e procedimentos técnicos e estatísticos de utilização e tratamento de dados socioambientais de natureza quantitativa. Uso de técnicas estatísticas de aplicações espaciais, enfatizando-se as suas potencialidades e limitações. Introdução aos métodos avançados de análise empírica sobre banco de dados territoriais, mediante tratamento computacional.

OFICINA DE MODELOS AMBIENTAIS

Ementa: Construção de modelos para o estudo de fenômenos e processos ambientais ou para a realização de projetos de planejamento/infra-estrutura e ordenamento territorial.

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS DA TERRA

Ementa: Técnicas e métodos avançados de tratamento de imagens aplicados ao levantamentos de recursos ambientais, mapeamento do uso e cobertura do solo e diagnóstico e monitoramento das atividades antrópicas e fenômenos naturais.

SENSORIAMENTO REMOTO

Ementa: Estudo da técnica de Sensoriamento Remoto, envolvendo as fases de aquisição das informações sobre a superfície terrestre até a análise e interpretação desses dados sob a forma digital ou analógica (fotografias aéreas e imagens orbitais). Inclui estudos de caso de SR aplicado a levantamentos de recursos ambientais, mapeamento do uso e cobertura do solo e diagnóstico e monitoramento das atividades antrópicas e fenômenos naturais.

TÓPICOS ESPECIAIS EM ANÁLISE E MODELAGEM DE SISTEMAS AMBIENTAIS

Ementa: Tópicos de interesse ao desenvolvimento e aplicação de modelagem de sistemas ambientais. Temas contemporâneos, necessidades regionais e contextos de aplicação.

 

IGC - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha - CEP: 31270-901 Belo Horizonte - MG / Acesso restrito