Breve Histórico

Está localizado em Diamantina (MG), possui um núcleo de pesquisa em uma casa histórica, situada na Rua Silvério Lessa, nº 100 e tem sua sede principal em um conjunto de dois casarões, de rara beleza, situados em lados opostos da rua e interligados por um passadiço, conhecido como o “Passadiço da Glória” ou a “Casa da Glória”.

A Resolução nº07 de 31 de maio de 2001, do Conselho Universitário , transformou o Centro de Geologia Eschwege em Instituto Casa da Glória. Esta transformação buscou redimensionar sua área de atuação que passaria a abranger além da geologia, temas das áreas de turismo, cartografia histórica e cultural.

Tem por objetivo principal dar suporte as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto de Geociências e de outras unidades da UFMG , além do resgate da memória , através de programas e projetos específicos, buscando sempre a cooperação e a parceria de órgãos e instituições públicas e privadas.