O curso

Curiosidade em conhecer novos lugares, culturas e costumes diferentes. Essas são características fundamentais para quem deseja fazer Turismo. Mas para seguir a carreira de turismólogo é necessário também ter espírito empreendedor e disposição para criação de alternativas de desenvolvimento inovadoras. Isso porque o profissional dessa área pode até trabalhar na organização de viagens, mas atua, principalmente, no planejamento e gestão de empresas e desenvolvimento de comunidades, a partir de conhecimentos e atividades relacionadas ao turismo.

Na UFMG, o curso de Turismo funciona no Instituto de Geociências, tem duração de 4 anos e ofertou sua primeira turma em 2002. Por ano, ingressam 60 estudantes, 30 por semestre. As aulas acontecem no período diurno. Logo no início do curso os alunos têm contato com a área, além de disciplinas introdutórias como sociologia, política, economia e administração. Depois, eles podem seguir por dois caminhos, um focado em planejamento turístico e outro voltado para gestão, com atuação em hotelarias, transporte e empresas.

O turismólogo pode atuar tanto no setor privado, na área empresarial, como no setor público. Quem faz a primeira opção pode trabalhar com consultoria ou também na concepção, administração e gestão de empresas do ramo. No setor público, esse profissional pode fazer a elaboração de planos de desenvolvimento turístico em escala municipal estadual e nacional.

Campo de Atuação

O campo de atuação do bacharel em turismo é vasto e em franca expansão, sobretudo num país dotado de oferta ampla e diversificada de recursos turísticos, como é o Brasil. Apesar de não serem regulamentadas por lei (atualmente, o processo de Regulamentação da Profissão de Turismólogo encontra-se em discussão na Câmara dos Deputados), as competências deste profissional permitem a atuação em setores empresariais e públicos dos mais diversificados: entidades e organismos de turismo de âmbito municipal, estadual e federal; instituições e centros de ensino, empresas de consultoria, meios de hospedagem; agências e operadoras de viagens; eventos; espaços culturais; entre outros.

Neles pode elaborar e desenvolver inventários de potencialidades turísticas, planos de desenvolvimento turístico, estudos de viabilidade de empreendimentos e projetos; avaliar seus impactos; estabelecer normas e critérios de categorização; planejar e ministrar cursos e programas de treinamento; contribuir à formatação de produtos e campanhas de marketing; interpretar globalmente informações interdisciplinares relativas ao potencial turístico e desenvolver estudos e pesquisas básicas e aplicadas.

Modalidade e Número de Vagas

Modalidade: Bacharelado

Turno: Diurno (Manhã e Tarde)

Vagas: 60 (30 por semestre)